quarta-feira, 13 de julho de 2011

Estágios de um relacionamento

- por Nanda

Antes de mais nada: continuem rezando pra gente passar no vestibular e se a vela já derreteu inteira, acende outra!


Existem mais de mil teorias sobre relacionamentos: como fazer para eles durarem, para dar certo, para ''manter a chama acesa'', e mais as 997 outras que você encontrar. Apesar dessa abundância em teorias que eu acho que pode não funcionar para todos os mais variados tipos de casais, nunca tinha visto nada com relação à duração. Você já deve ter ouvido que passar dos 3 meses já é uma vitória, mas e os outros meses? E quando você passa de um ano?


ESTÁGIO 1 (1-3 MESES): Lua-de-Mel

Tudo parece perfeito, vocês dois estão felizes e se sentindo ''apaixonados''. Vocês dividem momentos, encontros e se divertem muito um com o outro, rindo sempre. É como se nada pudesse pará-los. Seus sentimentos são infinitos, e pela primeira vez você pensa "Isso pode funcionar..." e parece que nada pode dar errado. Você demora horas se arrumando antes de sair com a outra pessoa.

*Se seu relacionamento terminar nesse estágio - Provavelmente ambos entraram rápido demais no namoro. Ficar junto foi coisa do momento e completamente repentino. Quando um começa a notar os defeitos, ele escolhe seguir em frente ou voltar atrás. Às vezes, só é necessário que se conheçam melhor.

ESTÁGIO 2 (4-6 MESES): A Estrada Esburacada

As coisas estão bem agora. A relação é calma e resolvida; ambos estão ainda bem felizes. Tiveram algumas brigas de casal e desentendimento aqui e ali, nada grande. Começa a notar alguns defeitos do outro e aspectos na sua personalidade que não tinha visto antes, mas ainda se importam muito um com o outro.

*Se seu relacionamento terminar nesse estágio - Você realmente se importava com essa pessoa. Você tinha energia para lutar por ela e, mesmo assim, você sentia que algo estava faltando. Alguma coisa não parecia certo, alguém não está feliz. E quando um não está feliz, tende a sair procurar sua nova felicidade. Serem amigos ainda é uma possibilidade.

ESTÁGIO 3 (7-12 MESES): A Montanha Russa

Você começa a descobrir quem seu parceiro realmente é. Mais algumas brigas podem ocorrer. Problemas com ciúmes e superproteção aparecem. Outras pessoas começam a aparecer. Os momentos ''apaixonados'' começam a diminuir, mas você se sente como se estivesse amando. Você tende a ter essa energia interior de lutar e tentar ''fazer funcionar'', e você se sente mais confortável estando perto dessa pessoa, se sentindo mais você mesmo.

*Se seu relacionamento terminar nesse estágio - Você se sente machucado, dependendo das circunstâncias.  Você estava certo de que aquela pessoa era a ''certa''. Tinha muita certeza de que ele/ela era diferente. Mas como o câncer, o problema que deve ter acontecido, um pequeno problema, cresceu em algo grande e dominou o que existia entre as duas pessoas. Você ainda sente falta dessa pessoa de vez em quando. Ainda fica relembrando as memórias. Tornar-se amigos pode ser uma dificuldade logo depois do término, mas ao longo do tempo, você lentamente amadurece e aprende a realidade da situação.

ESTÁGIO 4 (1 ANO OU MAIS): A Longa Estrada

1, 2, 3, 4, 5 anos, ein? Essa pessoa realmente significa algo pra você. Você ama essa pessoa. Ele/ela fez e faz diferença na sua vida. Ninguém mais conhece você tão bem quanto ela. Vocês passaram pelas horas boas, ruim, pelo feio e ainda assim lutam para durar.

*Se seu relacionamento terminar nesse estágio - Você sente seu coração em pedaços; é difícil. Você não consegue dormir, comer, você sente falta dele/dela, você tenta seguir em frente, conhecer novas pessoas, mas parece que nada dá certo. Por qualquer razão que o término tenha acontecido, deve ter sido algo importante, ou algo que foi tão errado que tomou conta. Ser ''somente amigos'' é impossível, porque se vocês tentassem, não seriam capazes de pensar no outro de outra forma além de alguém que você amou algum dia.


Bem esclarecedor, ein? Se você está namorando, apaixonado, amando, saindo com alguém, ficando com um cara que você espera que te peça em namoro, não se esqueça: os três primeiros meses são lindos, tudo são flores e só continue se o sentimento for verdadeiro.

give me some poison, baby!

Nenhum comentário: