- por Fer
Quem gosta de usar os dedinhos que me desculpe, mas a maquiagem só é boa mesmo se for feita com pincéis. Além de darem uma uniformizada legal, não deixando a sua pele marcada, eles ajudam no melhor aproveitamento dos produtos, já que estes se espalham melhor com a ajuda do pincel.
Comprar aqueles kits que já vêm com um conjunto de pincéis é uma boa pedida, mas, às vezes, eles podem pesar um pouquinho no bolso, principalmente se falarmos naqueles de uso profissional. Mas, como não é o nosso caso, podemos muito bem alcançar o resultado esperado com aqueles de mais fácil acesso. Qualquer loja especializada na venda cosméticos vai ter boas opções de pincéis, mas não são todas as marcas que esclarecem na embalagem para quê cada um deles serve.
Se esse é o seu caso, não se preocupe. Estou aqui para te ajudar! Veja o pequeno guia abaixo de como e onde usar cada pincel:
Para base: tem formato chato e fino para espalhar por igual tanto a base cremosa quanto a líquida. Acho que esse é o pincel essencial, daqueles que você tem que ter. Comprei o meu por mais ou menos $12,00 e acreditem: sua maquiagem fica muito mais leve. E se você usa um hidratante facial (sempre com filtro, gente!) ou um primer antes da base, o pincel desliza que uma beleza!
Para corretivo: é achatado, fino e menor do que o pincel de base. Quadradinho ou com as extremidades estreitas, ajuda a camuflar olheiras com precisão. Esse é o único caso em que eu acho os dedos melhores que os pincéis. Não sei, mas tenho a impressão de conseguir esconder melhor as olheiras dando aquelas "batidinhas" com o dedo (anelar) do que com o pincel...
Para pó compacto: deve ter muitos pelos e ser redondo para poder cobrir de uma só vez as áreas maiores do rosto. Os compactos, aqueles com cabo pequeno, facilitam a aplicação do produto no pescoço e colo. Use-os na zona T: testa, nariz e queixo, sempre depositando o pó. Não arraste nem esfregue o pincel, pois isso danificará (e tirará) a maquiagem já feita antes do pó.
Para blush: é aquele com cerdas arredondadas ou chanfrado (o de baixo - este é o mais indicado para marcar as maçãs do rosto). E para passar, a velha técnica do sorriso: encoste o pincel naquela parte da bochecha que ficar levantadinha e puxe em direção às orelhas.
Para sombra: o ideal para a primeira camada de sombra são aquelas espuminhas (ótimas para sombras com glitter) ou pincéis de cerdas achatadas.
Para esfumar a sombra: escolha os com cerdas fofinhas e de formato oval. Use-os com movimentos de vaivém no côncavo.
Para definir sobrancelhas ou fazer traços delineados rente aos cílios: é o famoso pincel chanfrado, com cerdas finas e bem durinhas.
Para os lábios: aquele com cerdas um pouco mais grossas e um pouco maiores é melhor para espalhar o batom. O de cerdas bem finas e juntas é ideal para fazer o contorno dos lábios.
E para limpar os pincéis (sim, eles precisam de um banho de vez em quando! - inclusive as espuminhas), lave-os com um shampoo neutro. Passe o shampoo umas duas vezes, para tirar todos os resíduos de maquiagem que grudaram nas cerdas. Na hora do enxágue, em água corrente, sempre deixe as cerdas do pincel direcionadas para baixo. Seque com papel toalha, lenço ou deixe-os no sol: dessa vez apoiados no cabo e com as cerdas para cima. E lembre-se: NUNCA guarde os pincéis sem que as cerdas estejam completamente secas. A lavagem pode ser feita a cada 15 dias, mas isso também vai depender da frequência com que você os usa.
Espero ter ajudado (e convencido) vocês quanto a importância de se usar o pincel certo na hora da maquiagem. Desperte o Van Gogh que existe em você e mãos a obra!
give me some poison, baby!
Nenhum comentário:
Postar um comentário