- por Nanda
Poison Ivy e seu compromisso com a verdade tem todo o direito (e o dever) de falar sobre as boas maneiras no banheiro. Tanto banheiros públicos quanto o da sua casa, que você divide com seus familiares, merecem respeito e é onde você nota se a pessoa foi bem educada ou não. Então aqui vão pequenos detalhes que às vezes você pode nem perceber, mas que é nojento.
Papel Higiênico
Essa maravilha inventada pelo homem não foi feita pra ser desperdiçada. Seja consciente com a relação quantidade necessária/quantidade usada. Se o negócio tiver tenso pra limpar, usufrua do bem natural, mais conhecido como água. Aqueles chuveirinhos que ficam do lado do vaso sanitário não estão ali pra você ficar brincando de limpar a porcelana do seu banheiro quando estiver entediado.
O papel higiênico, como o próprio nome diz, deve estar limpinho antes de você usar. Então, se houver o suporte onde ele fica encaixado ou uma superfície, não seja burro de deixá-lo no chão: pega a umidade do banheiro e/ou todos aqueles parasitas que vivem rondando suas excretas.
Quando for jogar o papel higiênico fora, certifique-se de que caiu dentro da lixeira. Esse é o melhor momento para você treinar sua pontaria porque ninguém quer ficar pegando papel sujo do chão com o perigo iminente de tocar nas coisinhas sujas. Outra coisa: ninguém quer ver se você fez xixi, fez cocô ou está menstruada. Jogue o papel no lixo com a sujeira virada pra baixo e enrole absorventes com o papel. E nunca jogue papel e absorventes no vaso: é completamente anti-ecológico além de entupir o vaso.
Se o papel acabar na sua vez, mesmo que você já tenha usado o necessário, coloque outro rolo. E do jeito certo!
Pia/Sabonete/Toalha de Rosto
Sei que todo mundo adoooora ficar brincando com a água que escorre da torneira, mas isso não é motivo pra molhar a pia inteira. Se você for mais baixo que a pia e não puder evitar, enxugue antes de sair do banheiro: ninguém que ir lavar a mão e sair com a blusa toda molhada. Quando as torneiras são forem automáticas, certifique-se que ela está bem fechada. Mesmo que esteja pingando pouquinho, quando fica pingando o dia inteiro é um enorme desperdício.
O sabonete que fica em cima da pia é para lavar as mãos e, no máximo, o rosto. Não vá querer enfiar o pé na pia e lavar suas axilas também: foi pra isso que inventaram o chuveiro. Não fique apertando o sabonete só porque ele está mole. Aquelas marcas de dedos não são legais.
A toalha de rosto deve ser evitada em locais públicos. Nunca se sabe o que secaram ali além das mãos e do rosto. Fora que é tão molhada que é capaz de você sair com a mão mais úmida do que antes. Quando estiver em casa, troque-a uma vez por dia. Por mais que você tenha acabado de lavar as mãos antes de enxugá-las nela, a toalha fica úmida do mesmo jeito, sendo um ótimo lugar para bactérias.
Escovando seus dentes
O Doutor Dentuço recomenda escovar os dentes três vezes ao dia com Colgate mas ele não fala nada sobre deixar a pia toda suja de pasta de dente. Sei que quando você acaba de acordar, é difícil se concentrar na escovação e babar é necessário. Só faça a gentileza de dar uma limpadinha na pia depois que terminar: ninguém que saber se você baba pasta de dente ou não.
Quando for enxaguar, faça a outra gentileza de praticar novamente sua pontaria e cuspir dentro da pia. Se for o caso de outras pessoas estarem escovando os dentes com você não é o momento de uma briguinha boba (valeu, irmãzinha?) de sair cuspindo na mão dos outros. Desnecessário, né? Lavar a escova é essencial e você deveria saber disso desde que seu primeiro dente nasceu. Do contrário, junta bactérias que vão encher sua boquinha com as maléficas cáries e outras bacteriazinhas mais.
Importância de se escovar os dentes:
Cremes/Maquiagens e outros Produtos
Primeiramente: se o banheiro é dividido, respeite o que é seu e o que é dos outros. Você não gostaria de descobrir em um momento de necessidade que seus absorventes acabaram, certo? Ou ainda que aquele creme corporal que tem um cheirinho delícia de melancia acabou porque sua irmã ficou passando ele nas bonecas. Estabeleça limites e, se for preciso, coloque etiquetas.
Maquiagens não devem ser armazenadas no banheiro porque o vapor e a umidade estragam as fórmulas e os componentes ficam comprometidos podendo até fazer o contrário (famoso efeito rebote). Se a luz do banheiro é melhor para fazer a maquiagem ou se você precisa constantemente de lavar as mãos enquanto se maquia, deixe os principais produtos numa cestinha ou baldinho para facilitar o transporte até o banheiro e voltá-los para seu quarto.
Não use produtos como sabonetes específicos para algum problema de pele ou cremes contra o envelhecimento, por exemplo, se não forem seus. Não é recomendado dividir maquiagens também. Esse negócio de ficar emprestando lápis de olho, rímel, batom, protetores labiais são ótimos para passar alguma infecção. Base, pó e blush são específicos da cor da pele e dificilmente vai ficar bom em você o que fica bom na sua mãe e vice-versa.
Necessidades Fisiológicas
Homens: façam xixi DENTRO do vaso e abaixem a tampa depois. Não tem dificuldade alguma e vocês até fazem um exercício de agachamento: ótimo pra perder a barriguinha saliente de cerveja. Nenhuma mulher quer correr o risco de chegar toda apressada no banheiro e sem querer sentar na porcelana gelada e suja de xixi. Pensem como nós! Outra coisa: se vocês não precisam do papel higiênico pra enxugar, não use-o. E, pelo amor dos Deuses do Olimpo, lave as mãos! As mulheres sabem que vocês têm orgulho do 'negócio' de vocês mas a gente não quer segurar mão suja não.
Mulheres: como eu havia citado anteriormente, ninguém quer saber se você ficou menstruada. E assim como a gente não quer sentar no xixi dos homens, eles não querem ver o seu endométrio vermelhinho também.
Para ambos: quando a necessidade for o número 2, não se esqueça de dar descarga. Usufrua dos famosos 'sprays anti-odores' se tiver no banheiro. Ninguém sente necessidade de cheirar o cocô alheio e muito menos ver. Deixe a intimidade das suas fezes só pra você mesmo.
Se você precisa de uma distração como uma revista, um gibi da Turma da Mônica ou um jornal, garanta a entrada e saída desse material à salvo. O próximo que ler o gibi, não quer ver a Mônica com um pingo de xixi nos seus dentes porque você o esqueceu no piso do banheiro.
Tomando Banho
Que coisa boa é tomar banho, não? Aquela água quentinha escorrendo pelo seu corpo durante esse frio horroroso... Pena que tem gente que nem banho sabe tomar. E não falo de crianças que espirram água para todos os lados e fazem xixi dentro da sua banheirinha, estou falando de gente que ainda não descobriu que sair com o cabelo todo molhando, pinga pelo banheiro inteiro e o próximo a tomar banho que se equilibre para não escorregar e cair.
Sobre os sabonetes, principalmente em barra. Hmm, é tão bom tomar banho com aquele sabonete cheiroso! Aquela sensação de que você está tirando um peso enorme de você (lê-se sujeira). Para as pessoas que têm queda de pelo do corpo: cabelo grudado no sabonete? ECA ECA ECA. E não passe o sabonete nas suas partes íntimas: use as mãos! Ninguém quer ser o próximo a tomar banho com o sabonete de perereca da outra. ECA ECA ECA 2. Se você gosta de usar buchas e esponjas, certifique-se de que tirou todo o 'resto' de sabonete que fica nela. A pessoa seguinte quer tomar banho e não limpar o banheiro. E quando eu falo pessoa seguinte, não precisa ser necessariamente outra pessoa, você também está na lista.
Shampoos e condicionadores são uma beleza, nada melhor que a sensação de cabelo lavado, cheiroso, sedoso, brilhoso e todos os outros -osos que se apliquem aí. Se você usa um próprio para seu cabelo, use SÓ o seu. E a lei de Murphy adora agir aqui: um sempre acaba antes que o outro. Para evitar o desperdício, quando um acabar, compre a embalagem menor dele.
E aqui ainda volta a questão dos produtos e sabonetes que são específicos para um tipo de pele. Só use se já foi testado por você alguma vez. A chance de haver uma reação alérgica é bem grande se você já teve algum antecedente.
Pra quem precisa de instruções para tomar banho:
Saindo do Banho
Toalhas? Individuais! Nada de pegar uma toalha de outra pessoa só porque a sua está molhada. Completamente nojento. Seque-se preferencialmente dentro do box. Banheiro molhado é outra porquisse que pode ser evitada.
Não deixe a toalha molhada em cima da cama! Imagina quando você for deitar e ficar com aquela sensação de que alguém fez xixi na cama por causa da toalha. Deixe-a secando para que no dia seguinte, você tenha uma toalha boa.
Gente que adora lavar suas roupas íntimas durante o banho: não deixe pendurado no box. Ninguém gosta de ver e as chances de você pegar uma baita de uma infecção (principalmente urinária) são gigantescas já que a calcinha, por exemplo, além de não secar direito, fica naquela umidade do banheiro só juntando bactéria. Se é tão legal assim pra você lavar sua roupa íntima no banho, tire-a do banheiro e coloque para secar fora de casa. E, se for preciso, coloque para lavar novamente na máquina.
No caso de banheiras, certifique-se de que ela foi esvaziada completamente e você não deixou nada sujo ou restos de espuma: lave a banheira se for necessário.
Lâminas de barbear/depilar
Magina que divertido o homem da casa se barbear com a mesma lâmina que a mulher depilou as pernas! Isso que as chances de se cortar são maiores, já que a lâmina está mais desgastada. São vendidas em cores de 'homem' (azul, verde, preto) e de 'mulher' (rosa, amarelo) por um motivo que já deveria estar bem óbvio: é um produto extremamente individual.
Fofinhas do meu Brasil: usem essas lâminas. Axilas peludas? ECA. Pernas peludinhas? ECA ECA. Tudo bem que no inverno pode dar uma preguicinha de depilar as pernas, já que elas são mostradas muito pouco, mas semanas antes de chegar o verão, acabe com esses inimigos mortais. Pelos são chatos e feios, principalmente na hora de usar seu biquíni lindo.
Acho que, basicamente, são essas as regrinhas de boas maneiras no banheiro. Espero que elas tenham feito você começar a perceber que as nojeirinhas que você faz na intimidade de um banheiro são vistas por todas as pessoas que o usam também. E que, como você espera usar um banheiro limpinho, pode ajudar deixando-o limpinho.
give me some poison, baby!
Nenhum comentário:
Postar um comentário