quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Moda masculina?

- por Fer
Estava numa reuniãozinha de amigos esses dias, e eis que um deles começa a comentar comigo sobre o blog. Entre assunto e outro, falamos dos posts sobre moda, tendências e afins, e ele sugeriu que eu escrevesse um pouco sobre moda masculina também. Não sei se temos muitos leitores homens aqui no blog, mas resolvi tentar dar os meus pitacos. Mas por onde começar?

Falar sobre moda feminina é uma coisa super natural para mim. Como leio revistas, vejo fotos e outros blogs do assunto com frequência, tudo flui naturalmente. Mas depois da conversa que tive com aquele meu amigo, uma pergunta ficou  vagando pela minha cabeça: COMO falar sobre moda masculina? Não posso simplesmente chegar aqui e dizer como os meninos ficam bonitos com gola V. Eu precisava de uma introdução no assunto, e o post de hoje servirá exatamente para isso. Concluí que a maneira mais fácil de começar seria dizendo o que é e o que não é legal para os garotos. Vejam as imagens abaixo e entendam o que eu quero dizer:


1. Vans: Marca de calçados que iniciou suas atividades em 1966 e desde então faz sucesso pelo mundo todo. Não é à toa: esse tipo de tênis é versátil, e vai bem com praticamente todo tipo de roupa. Esse modelo, o Slip On, é o mais famoso (e o mais bonito). Gosto também das variações na cor vermelho e azul marinho.
2. Ray Ban: O nome fala por si só. Os óculos da marca são mais que estilosos, e com certeza levantam qualquer look.
3. All Star: Apesar de muita gente relacionar o All Star com os antigos emos (relação esta que é uma grande bobagem), ele funciona tanto quanto o Vans. Varia em modelos, cores e estampas. Adoro o de cano médio, que é ótimo para quem tem tornozelo fino!
4. Camiseta de banda: Não necessariamente de rock, a camiseta pode ser de qualquer banda ou cantor(a). Ao mostrar o seu gosto musical, você acaba refletindo um pouco da sua personalidade, e isso caracteriza o teu estilo.
5. Camisa xadrez: As estações passam e o nosso tão querido xadrez não sai de moda! As camisas são fofas e vão super bem principalmente como sobreposição, tirando aquele ar "careta" da camisa.


6. Coturno: Já defendi os coturnos em um post passado. Se você ainda tem algum preconceito com esse tipo de sapato, vale dar uma lida aqui! É óbvio que ele remete ao movimento punk e aos roqueiros, mas acho que qualquer menino pode ficar bem de coturno. É só saber equilibrar o look, para não ficar aquela coisa exagerada e pesada demais.
7. Jaqueta de couro: Já virou peça coringa, e todo mundo deveria ter uma no armário. Também é ótima para fazer sobreposições.
8. Suéter: Particularmente, amo! Abuse do modelo com decote v, que irá alongar o seu pescoço, e arregace as mangas para mostrar a parte mais fina do seu braço, o que te deixará mais magro. Embora muitas pessoas considerem o suéter como roupa de vô, se você souber usá-lo a seu favor poderá conseguir um look bem moderninho. 
9. Black jeans: Se você acha que o jeans normal (azul) é aquela coisa básica e prática que funciona com tudo, espere até experimentar um black jeans. Por ser preto, ele vai acabar te emagrecendo e te alongando, mesmo que essa não seja a sua intenção. Prefira a modelagem reta ou skinny.
10. Bermuda jeans: Ao comprar uma bermuda, sempre prefira as jeans! Por ser um tecido pesado, ele não vai ficar te marcando, e você terá muitas opções em padronagens. Gosto dos modelos rasgadinhos, como o da foto, que são despretensiosos na medida. Pode ser meio quente no verão, eu concordo, mas é melhor passar um pouco de calor do que usar aquelas bermudas estampadas de tactel.


11. Gorro (caído para trás): Quando estiver frio e você quiser algo para esquentar suas orelhas, ao invés de usar aqueles gorros grossos que cobrem só o topo da cabeça, prefira os mais maleáveis (feitos com uma lã mais fina) e use-os apenas da metade da cabeça para trás. Vai sobrar um pouco de gorro para trás da sua cabeça, seu cabelo vai aparecer, seu rosto não vai ficar escondido e, meu amigo, isso é muito fofo.
12. Ray Ban Wayfarer: Modelo clássico, vale a mesma coisa que falei anteriormente no número 2.
13. Blazer: Tenha pelo menos um, nem que seja aquele pretinho básico. Ótimo para aqueles dias de clima indefinido. Use-o como sobreposição: se esquentar, você tira; se esfriar, você põe.
14. Camisetas estilosas: Com "estilosas" eu quero dizer estampas incomuns, desenhos engraçados, frases, pedaços de músicas...
15. Camisetas com decote v: Já falei que esse tipo de decote alonga o pescoço, mas mais que isso, as camisetas em v são charmosas. Saem daquela coisa comum, sabe? Afinal, camiseta com gola redonda todo mundo usa.


1. Óculos mosca varejeira: Se existe um óculos de sol ridículo é esse. Esse tipo de lente (azul/verde e que reflete) é feio demais!
2. Fivelas enormes: Tudo bem você ser cowboy, tudo bem você usar um cinto com fivela... Mas pelo amor de Deus, ela precisa ser tão grande assim?!
3. Chinelo de tiras largas: Não estou me referindo a todos os chinelos, hein? É óbvio eles só devem ser usados em encontros bem informais, mas quando você optar por um chinelo, escolha um modelo Havaianas, comum... Não use esses com tiras largas! Além de te deixar com uma faixa branca no pé depois de sair no sol, eles não são nada bonitos.
4. Botina: Antes de começar a crucificá-la, deixarei bem claro que não tenho nada contra quem usa esse modelo de bota para trabalhar. Afinal, não posso exigir que você vá para a fazenda usando um sapato social, certo? Mas a partir do momento em que você passar pela porteira, saindo da fazenda, TIRE a sua botina! É uma coisa muito feia (horrível, escrota, ridícula,...) para você sair desfilando com ela por aí.
5. Corrente prateada: Meninos, eu sei que temos a mania de chamá-los de cachorros e tal, mas é em sentido figurado. Vocês não precisam usar coleiras, tá?


6. Camiseta com estampa cafona: Dispensa comentários. Só não use, ok?
7. Gorro pequeno: Lembram do gorro grosso que só cobre o topo da cabeça que eu falei lá em cima? Então. 
8. Bermuda com estampa cafona: Alguns meninos deveriam perder a mania de combinar camiseta cafona com bermuda cafona. É muita cafonice pra um look só! Camiseta de estampa azul e roxa não combina com bermuda de estampa amarela e laranja. Entenderam?
9. Camisa de time de futebol: Só use no dia do jogo e enquanto estiver assistindo ao jogo. Não se sinta na obrigação de vesti-la em todos os dias da semana, nem se o seu time estiver ganhando os jogos! E se a sua namorada terminou o namoro sem um motivo aparente, pense se você não andou usando demais a camisa do seu time... Meninas não gostam de ficar horas se arrumando para sair e, quando encontram o cara, veem que ele está com a camisa do time.
10. Regata "mamãe sou fortinho": Por mais que você seja sarado e musculoso, não é legal ficar exibindo os seus músculos por aí. Ninguém quer saber se as suas veias estão saltadas. Portanto, deixe para usar esse tipo de regata apenas na academia.


Obviamente, essa é uma análise bem superficial que reflete o meu ponto de vista sobre os itens citados. Mas agora que o primeiro passo sobre moda masculina já foi dado, espero poder desenvolver melhor alguns temas nos próximos posts. E leitores, sintam-se à vontade para debater comigo um pouco mais sobre esse assunto!
give me some poison, baby!

4 comentários:

Rafael disse...

Finalmente um post que leva em conta os (talvez poucos) leitores homens!

Pra falar a verdade, acho que concordo com tudo! Principalmente com os "não use"! Óculos de varejeira, botina, fivela, camisa de time, corrente, e camiseta regata são... ridículos. Claro que cada um tem um estilo e, se a pessoa tem mal gosto, não podemos fazer nada.
É uma pena eu ficar horrível com camisetas de gola em V, mas os outros ítens são totalmente apoiados!
Valeu pelo post, Fer! Tomara que não seja o único escrito para nós. haha

José Gobbo disse...

"mas é melhor passar um pouco de calor do que usar aquelas bermudas estampadas de tactel."
Concordo plenamente!

E blog disse...

adorei!! aquele corroro, que vc indicou a usar,aquele que tampa as orelhas,e ficam caidos atraz!! (pois bem) eu gostaria de saber se eles ñ tem um nome especifico,pois quero comprar um,e ae fica mais facil de achar!! vlw,haa vc podia fazer um tutorial sobre quais cortes de cabelos usar e ñao usar!!

Fernanda disse...

Que bom que gostou, Rafael! E não, não será o único :D

Não é verdade, José? HAHAHA

Então, eu também não sei se aquele gorro tem um nome específico... Acho que você terá que identificá-lo pela modelagem mesmo. E quanto aos cabelos, vou desenvolver a ideia sim! :D