terça-feira, 19 de julho de 2011

Coturnos: usar ou não usar?

- por Fer
Esse post foi feito com o objetivo de mudar a opinião de muitas pessoas (inclusive a das minhas melhores amigas) que têm um sério preconceito com esse tipo de botas: os coturnos. Afinal, por que é que tanta gente não gosta deles?
Originalmente, os coturnos eram usados por militares em atividades de combates. Isso porque eles eram feitos de um couro especialmente tratado (para tornar-se impermeável), evitavam escorregões, davam estabilidade aos tornozelos (impedindo torções) e protegiam os pés. Tempos depois, algumas tribos como grunges, góticos, rockeiros e punks adotaram a peça como item básico de seus looks. E foi a partir disso que  o coturno virou uma espécie de sinônimo de grosseria para algumas pessoas. Não para mim.
Os coturnos estão se tornando peças cada vez mais ecléticas, e por isso caíram no gosto da moda. Hoje, além da cor preta, podemos encontrar modelos coloridos e até estampados. Ou seja: o lado grosseiro da peça foi eliminado, e hoje ela é vista como uma bota qualquer. Porém, com a vantagem de ter uma durabilidade e conforto muito maiores do que as outas botas. E é por essa vida útil duradoura que eles podem dar aquela sensação vintage.
O único problema é que quando você fala em usar coturnos, as pessoas já te imaginam assim:
... e esquecem que esse é apenas um dos vários jeitos de usá-los. Dá pra notar que esse é um perfil de pessoa que provavelmente curte um heavy metal. Porém, você não precisa ter uma atitude punk para usar um coturno. Tanto é que essa peça está presente cada vez mais em looks urbanos e moderninhos. E, em alguns casos, junto de peças super femininas e delicadas.

Agora, esqueça um pouco esse lado punk e radical. Abra-se à novas formas de uso, e imagine o coturno de uma forma mais natural, mais "usável". Algo assim:
... e assim:
... e assim:

Você pode até perceber referências ao estilo grunge e rocker nesses looks, mas veja que eles são combinados com peças neutras, o que não deixa o look tão pesado assim. E é disso que eu estou falando. É nessa tecla de mistura de padrões que eu venho batendo há tanto tempo. Uma peça pode adquirir significados diferentes, e tudo depende de como e quando ela é usada.  Então, que tal olhar por um outro ângulo antes de julgá-la? Experimente!

give me some poison, baby!

3 comentários:

Rafael disse...

Acho coturnos muito legais! Eu usaria se tivesse a ver com o tipo de roupa que eu uso :)

Helena Gomes, Luiza Freire e Catarina Pinheiro disse...

ENTRA NO MEU BLOG PRA VC VER ELE !!! eU SOU A HELENA!!

Fernanda disse...

Também gosto, Rafael! Mas experimente, pode ser que ao usá-lo dê uma impressão diferente. :)

Ok, volte sempre, Helena! haha