quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Poison Ivy indica: Ladrões de Elite

- por Fer
Saudades das minhas indicações de livros? Pois bem, isso é o que não irá faltar nas próximas semanas e meses. Atribuo a culpa de eu estar sempre comprando livros aos montes (e a continuar comprando mesmo quando já tenho uma boa pilha para ler) à minha compulsividade pela leitura. Leio tanto quanto respiro. 

Como não gosto de ficar emprestando livros e como sou muito possessiva - materialmente falando - acabo por comprá-los. Mas sabe de uma coisa? Acho isso um bom investimento. E se tem algo gratificante é olhar para a minha "mini-biblioteca" e ficar lá, admirando todos os livros que eu já li. Pegando um ou outro e lendo trechos. Lembrando de cada pessoa que já conheci, de cada lugar que já visitei... É uma sensação boa. 

Indo direto ao ponto, a indicação de hoje vai para Ladrões de Elite, escrito por Ally Carter.

Quando tinha 5 anos, Katarina Bishop distraiu os guardas da Torre de Londres para que o pai pudesse roubá-la. Aos 7, ela ouviu o tio Eddie planejar a interceptação de 80% do caviar do planeta. Quando fez 15 anos, Katarina armou um golpe por conta própria - um esquema para entrar no melhor colégio interno dos Estados Unidos e deixar para trás os negócios da família. Só que trocar de ramo e ter uma vida normal acabou sendo mais difícil do que Kat esperava.
Hale, seu amigo charmoso, bilionário e antigo comparsa, logo aparece para levá-la de volta à realidade da qual ela havia se esforçado tanto para fugir. Mas é por um bom motivo: uma inestimável coleção de arte de um temido mafioso foi roubada e ele quer recuperá-la, custe o que custar. Somente um mestre do crime poderia ter realizado essa proeza e o pai de Kat é o único suspeito, embora insista em negar qualquer envolvimento. Encurralado entre a Interpol e um inimigo assustador, ele precisa da ajuda da filha.
Para Kat, só existe uma saída: encontrar os quadros e roubá-los de volta. Não importa se parece impossível, se ela não tem pistas do ladrão e se o prazo é de apenas duas semanas. Com uma equipe de adolescentes talentosos e uma mãozinha da sorte, Kat está determinada a realizar o maior golpe da história da família e provar que jamais a abandonou. 
O livro se desenrola em torno dessa busca pelas obras roubadas. Entre ameaças, confusões familiares e dilemas adolescentes, Kat é uma personagem dinâmica. Conforme a história  vai passando, o livro se compromete em situar o leitor sobre onde os personagens estão e ainda faz a contagem regressiva para o fim do prazo.

Em termos de comparação, Ally Carter não chega nem aos pés de um Dan Brown, por exemplo. Mas o livro tem as suas peculiaridades que o deixam interessante. Apesar de não ser aquela coisa louca, com pistas e enigmas em excesso - como Dan Brown faz - Ally prende o leitor de uma forma mais sutil. O livro não é algo complicado de se entender, mas nem por isso revela seus mistérios de forma óbvia.

Durante a leitura, você verá muitas referências a museus e artistas, como Renoir, Degas e Monet. Portanto, se você se interessa por artes, a leitura acaba ficando mais gostosa. Não que a falta desse conhecimento comprometa a leitura do livro, mas fica melhor acompanhar tudo quando se sabe um pouco sobre a história da arte e os artistas.

Então, se você está procurando por um livro que alie investigação, ação, busca e artes, leia Ladrões de Elite! Aproveita que o livro tá com desconto no Submarino (só R$ 18,90) e compra logo!

give me some poison, baby!

Um comentário:

Rafael disse...

Me sinto da mesma forma quando olho pros meus livros (apesar de, provavelmente, ter menos que você)
Adoro essas histórias de roubo, então... o livro acaba de entrar pra minha lista.
Valeu pela dica, Fer!