terça-feira, 21 de junho de 2011

Toma um fósforo. Acende teu cigarro!

- por Fer

Um pequeno grupo de amigos e tudo começa. Basta aparecer uma carteira de cigarro para que os ânimos se exaltem. Todos querem, até os que não gostam muito. Não gostam mas fumam, afinal, todos estão fumando. Fumam e fazem questão de mostrar que estão fumando, como que para dizer "Olha! Eu tô fumando!".

Bom era o tempo em que o cigarro era um símbolo de vício. As pessoas eram recriminadas por acendê-lo, e por isso eram mais discretas. Fumavam longe, até meio escondido, para que ninguém visse ou fosse incomodado. Ao que parece, a moda agora não é fumar por opção, mas sim fumar para ser visto como um fumante. Fumar para parecer "legal". Será mesmo?

Você distingue alguém que fuma por dependência (não que esse alguém seja necessariamente viciado) de alguém que fuma por aparência pela forma com que essa pessoa conduz o cigarro e a fumaça proveniente dele. Observe como as pessoas que são realmente dependentes da nicotina, e que fumam há tempo, não jogam fumaça na sua cara. Elas entendem que o fato delas gostarem de fumar não significa que você tenha que gostar também. Elas respeitam a sua opinião sobre o assunto, e respeitam também o ar que está à sua volta. Fumam tão disfarçadamente que às vezes você nem percebe. Agora, observe também como existem pessoas que fazem questão de jogar a fumaça na sua cara. De jogar as cinzas em cima de você. De erguer o cigarro bem alto, e segurá-lo como um troféu. Percebeu a diferença?

Sabem, não tenho nada contra quem fuma. Tanto é que tenho (ou tive - não sei dizer ao certo) amigos que fumam tanto que parecem mais uma chaminézinha. Todos sabem que o cigarro faz mal, mas se a pessoa não se importa com isso, quem sou eu para palpitar? Meu objetivo aqui não é criticar quem usa drogas nem defender o não-uso delas. Sou da opinião que cada um faz o que quer da sua vida, e o que as pessoas fazem ou deixam de fazer das suas respectivas vidas só diz respeito à elas mesmas. 

O que quero ressaltar é o quanto as pessoas são capazes de mudar os seus conceitos, de aderir à coisas, apenas para fazer parte de determinado grupo ou para parecerem mais populares. O quanto isso ficou banal e, se me permite dizer, até um pouco ridículo. Me pergunto: até quando?

"Toma um fósforo. Acende teu cigarro!
O beijo, amigo, é a véspera do escarro,
A mão que afaga é a mesma que apedreja.
Se a alguém causa inda pena a tua chaga,
Apedreja essa mão vil que te afaga,
Escarra nessa boca que te beija!" 
                                          - Augusto dos Anjos


give me some poison, baby! 

3 comentários:

Rafael disse...

Nossa... nada mais nojento do que cigarro (na minha opinião, pelo menos)
Uma coisa tão fedida, que deixa os dentes escuros, o hálito fedido, a pele feia e o pulmão, pior ainda.
Sinceramente não entendo o motivo de alguém achar que cigarro é uma coisa legal ou "coisa de gente descolada".

Gente que sai expelindo fumaça na cara dos outros então... merecem comer aquele cigarro aceso.

Espero que essa coisa de fumar por status passe (já que isso já foi bem mais forte no tempo dos nossos pais, quando a maioria chegava nos 15 e começava a fumar pra virar gente)

Lucas disse...

Andou estudando literatura é? Hahahahahaha

Fernanda disse...

Rafael: Pois é! Os danos com certeza são muito maiores que o "momento de curtição", mas enfim... Cada um faz o que quer.

Lucas: HAHAHA Sempre! Tanto é que a ideia pro post me surgiu justamente enquanto eu estudava. Deveria ganhar pontos extras em literatura por isso...

- Fer