- por Fer
Nada mais clichê que falar de chocolate na época da Páscoa, não é mesmo? Mas como não teria absolutamente nada a ver eu começar a escrever sobre Papai Noel, me renderei à essas delícias.
Antes de mais nada, preciso questionar-lhes uma coisa: vocês não acreditam mais em coelhinho da Páscoa, né? Acho que vocês já estão bem grandinhos para saber que os ovos de chocolate não são botados, mas sim fabricados. Tendo esclarecido isso, posso prosseguir.
As fábricas de chocolate são as verdadeiras responsáveis pelos diferentes tipos de chocolate que você come: branco, amargo, ao leite, trufado, com amendoim, com castanha, com waffer, com cookies, etc e etc. Tem para todos os gostos. Mas será que tudo isso aí é chocolate mesmo?
Vou acabar com mais um sonho teu: a barra de chocolate que você pensava ter apenas chocolate tem muito mais gordura e açúcar que chocolate. Se duvidas de mim, pode conferir na listinha de ingredientes que todo produto alimentício deve ter. Pegue qualquer coisa de chocolate que você tenha aí (ovo ou barra), encontre a parte da embalagem onde diz ingredientes. Leia atentamente até achar a massa de cacau. Encontrou? Pois bem, só isso aí é o chocolate mesmo, o cacau.
E você provavelmente deve ter notado que antes da massa de cacau existem outras coisas, como açúcar e gordura. Se você não sabe, os ingredientes são escritos em forma decrescente de quantidade, ou seja: quanto mais perto do começo da lista, maior a quantidade desse ingrediente. Logo, concluímos que no seu chocolate existe muito mais gordura e açúcar do que o chocolate propriamente dito.
Outra coisa: você sabe a diferença entre o chocolate amargo, o ao leite e o branco? Obviamente você pensará na cor. Mas fora a cor é a quantidade de cacau. O chocolate amargo tem muito mais cacau que o ao leite, que tem muito mais cacau que o branco. Por isso muita gente diz que o chocolate branco tem gosto de manteiga de cacau (dessas que a gente passa nos lábios nos dias frios): porque ele tem muito mais manteiga de cacau do que cacau.
Então fomos enganados esse tempo todo? Calma aí, não é bem assim também. Se alguém nos enganou fomos nós mesmos, por não darmos a devida atenção à esses detalhes. De qualquer forma, com mais ou menos açúcar, com mais ou menos gordura, chocolate é bom e eu continuarei comendo pelo resto da minha vida. Ponto. E feliz Páscoa!
give me some poison, baby!
Nenhum comentário:
Postar um comentário