quarta-feira, 6 de abril de 2011

Coca-Cola: remédio ou refrigerante?

- por Fer


Era uma vez...
Um farmacêutico da Georgia chamado John Pembreton, que estava tentando encontrar a fórmula certa para uma nova invenção. Depois de já ter inventado o "Exilir de Limão e Laranja do Dr. Pemberton's", ele tinha certeza de que tinha encontrado um novo remédio para dores de cabeça.

Alguns dias antes, Pemberton tinha decidido mostrar seu novo medicamento à farmácia Jacobs. Ele instruiu Venable, seu assistente, a misturar seu xarope com água, pimenta e gelo. Os dois homens provaram isso e concordaram que era delicioso.

Mas quando Venable misturou outro copo, ele acidentalmente adicionou água gaseificada ao invés de água comum. Pemberton provou a nova mistura. Ela era tão boa que ele decidiu vender a bebida não como remédio para dor de cabeça, mas como refrigerante. A bebida continha folhas e nozes de coca, e então Pemberton nomeou-a de Coca-Cola.

Em 1886 eram vendidas apenas 9 garrafas de Coca-Cola por dia. Pemberton estava tão infeliz com as vendas baixas que ele vendeu seus direitos alguns anos depois. Mas em 40 anos, o remédio para dor de cabeça de Pemberton se tornou um grande negócio e o refrigerante mais popular do mundo. Hoje, pessoas em mais de 160 países bebem em torno de 400 e 500 milhões de garrafas de Coca-Cola por dia.

Por essa você não esperava, não é?


give me some poison, baby!

Nenhum comentário: