segunda-feira, 4 de julho de 2011

Quatro de julho

- por Nanda


Sabe que dia é hoje? Quatro de julho, dia da independência dos Estados Unidos. Como eu tenho certeza que você é um aluno que adora ouvir a professora de história contando as maravilhas que gente bem mais velha do que você fez, você deve saber toda a parte política, social e econômica por trás desse acontecimento que influenciou tantos outros movimentos libertários ao redor do mundo. Por isso, o Poison Ivy vai mostrar a parte comemorativa dessa data e não a parte chata, ok?

O Dia da Independência (Independence Day) é um feriado nacional marcado por exposições patrióticas. Geralmente, as famílias celebram o Dia da Independência recebendo a família que mora longe, fazendo piquenique ou um churrasco para aproveitar o dia de folga e ficar junto da família inteira. Decorações (como as roupas, fantasias, balões) levam as cores vermelho, branco e azul, as cores da bandeira Americana. Os famosos desfiles são realizados na parte da manhã, enquanto os fogos de artifício ocorrem durante à noite nos parques, feiras ou praças da cidade.


Os fogos de artifício do Dia da Independência são frequentemente acompanhadas de canções patrióticas, como o hino nacional "The Star-Spangled Banner", "God Bless America", "America the Beautiful", "My Country, ''Tis de Thee", "This Land Is Your Land ","Stars and Stripes Forever", e, regionalmente, "Yankee Doodle "em estados do nordeste e "Dixie "nos estados sulistas. Algumas das letras recordam imagens da Guerra Revolucionária ou a Guerra de 1812.

Uma saudação de uma arma para cada estado nos Estados Unidos, chamado de "saudação à união", é disparado no Dia da Independência ao meio-dia por qualquer base militar capaz.

Em 2009, a cidade de Nova York teve a maior queima de fogos no país, com mais de 22 toneladas de fogos explodidos. Outras grandes exibições estão em Chicago, no Lago Michigan; em San Diego em Mission Bay; em Boston, no rio Charles; em St. Louis, no rio Mississippi; em San Francisco sobre a Baía de San Francisco; e no National Mall em Washington, D.C..


Enquanto a cerimônia oficial sempre cai em 04 de julho, os níveis de participação podem variar de acordo com o dia da semana que o feriado cai. Se o feriado cai no meio da semana, alguns fogos de artifício e celebrações podem acontecer durante o fim de semana por conveniência, de novo, variando conforme a região. A primeira semana de julho é tipicamente um dos mais movimentados períodos de viagem americana do ano, como muitas pessoas utilizam o feriado para viagens de férias prolongadas.

Se você adora os Estados Unidos tanto quanto eu e um dos maiores sonhos da sua vida é passar um 4 de julho tipicamente americano, agora já sabe quais são os melhores lugares para assistir a queima de fogos. Sinceramente, acho que o Reveillón brasileiro deve ser mais longo e mais ''incrementado'' do que o 4 de julho, mas ver aqueles desfiles com as pessoas vestidas dos seus ''antepassados'' e todas aquelas encenações das guerras libertárias deve ser muito legal. Até porque, o dia 7 de setembro, para os brasileiros, não passa de um feriado que a gente não vai pra escola ou não trabalha. E para as cidades onde ainda ocorre os desfiles, muita gente é obrigada a desfilar e vai contra sua vontade. Ou seja: patriotismo zero.


give me some poison, baby!

Nenhum comentário: