quarta-feira, 27 de julho de 2011

Quer emagrecer e ficar mais saudável?

- por Fer
Na maioria das vezes esse tipo de neura é das mulheres, mas convenhamos que alguns homens também gostariam de perder alguns quilinhos, não é mesmo? Teoricamente, ainda estamos no inverno, mas no que a primavera chegue com suas flores e brisas frescas o pessoal já se anima para começar a tão famosa Operação Verão: academia, caminhada no parque, controle na alimentação. Tudo para ser mais saudável e, principalmente, para conseguir aquele corpinho esbelto na melhor estação do ano. 

Mas a pergunta que não quer calar é: como conseguir tudo isso sem sofrer muito? É fato que ninguém consegue mudar a sua rotina de uma hora para outra. Para conseguir qualquer coisa na vida, é preciso ter muita persistência e força de vontade. Para emagrecer ou ficar mais saudável, não é diferente. 

O primeiro passo a ser feito é mudar a sua alimentação. Há quem pense que é preciso deixar de comer tudo o que gosta e passar a viver só de alface e água... Negativo. A única coisa que funciona é a mudança dos seus hábitos alimentares. Mas calma, não precisa trocar todas as coisas gostosas da sua vida de uma hora para outra. É importante ter bom senso, e ir devagar. Comece com as "trocas inteligentes", como trocar um sorvete de chocolate por um picolé de frutas, ou um copo de refrigerante por um copo de suco de laranja. Parece besteira, mas funciona. Logo logo você estará se habituando a comer coisas mais saudáveis.

Outra dica super importante na hora da alimentação é ter intervalos regulares durante as refeições. O tempo entre uma e outra deve ser de 3 horas. Nem mais, nem menos: 3 horas. Assim, você evitará que seu corpo fique com fome por muito tempo e, posteriormente, seu relógio biológico saberá que de 3 em 3 horas você receberá alimento, fazendo com que seu organismo não acumule mais nutrientes de reserva do que realmente precise.

É claro que ter uma alimentação saudável é fundamental para quem quer perder alguns centímetros de barriga, mas de nada adianta se você não concilia-la com uma boa rotina de exercícios físicos. Não estou falando que é para você se matar na academia... Longe disso! Lembre-se de que seus músculos também precisam de descanso. 

O ideal é fazer exercícios aeróbicos, como caminhada, ciclismo ou natação. Faça no mínimo durante 30 minutos, 5 vezes na semana. E claro, se você estiver afim de uns músculos mais tonificados, faça exercícios de força. Opte por ginástica localizada, musculação ou pilates, durante 15 minutos, 2 vezes na semana. E claro, tome muita, muita água! 

Obviamente, essas são as ideias de uma leiga. Para saber melhor sobre o funcionamento do seu corpo e obter melhores resultados, procure um acompanhamento médico. Só não se esqueça: a palavra chave é mudança de hábito. Portanto, nunca entre nessas dietas loucas nem troque sua alimentação normal por suplementos alimentares ou remédios de emagrecimento. Eles podem até funcionar por um tempo, mas depois você recupera tudo de volta (tá lembrado do efeito sanfona?). Ou seja: é a maior roubada!

give me some poison, baby!

Nenhum comentário: