quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Realizando sonhos

- por Fer
Quando você pisa numa sala de terceirão pela primeira vez, já sabe que não vai ser fácil. Todos os professores, colegas, coordenadores, ex-alunos e familiares fazem questão de te lembrar, dia após dia, que a sua vida agora resume-se aos estudos. Vida social? Abandonada. A única coisa que você pode fazer é respirar fundo e aguentar tudo isso o ano inteiro.

Sabe, umas das coisas mais incríveis que aconteceram nesse ano foi a mudança na mentalidade de cada aluno. É óbvio que sempre existem as exceções que acham que ainda estão no playground, mas é notável como a maioria dos alunos ficaram mais maduros. Pararam de agir como adolescentes em crise e criaram foco. Afinal, quando você vê a concorrência numa prova de vestibular, sabe que a coisa vai pegar. E pega, minha gente!

O problema é que nem todo mundo se dá conta disso. E aí, quando essas pessoas te veem estudando feito louca, indo dormir mais tarde e acordando mais cedo para revisar matéria, deixando de ir a certos lugares e festas porque tem que ler determinado livro, começam a achar que você pirou. Ficou paranoica, neurótica, louca, obcecada...

Mas então chega o dia do resultado do primeiro vestibular que você fez. E adivinha só? Você passa. É uma sensação maravilhosa, meus caros! (relembre aqui) Ver o sorriso de orgulho estampado no rosto dos teus professores, amigos e familiares, não tem preço! Agora sabe o que é melhor que isso? É continuar sendo aprovada. Ou melhor: ser aprovada em todos os vestibulares e etc que você fez.

Digam que sou convencida, que estou me achando, ou seja lá o que for. Talvez eu esteja mesmo! Mas sabe por quê? Porque só eu sei o quanto tive que estudar o ano inteiro pra isso. O quanto perdi, para poder ganhar agora, para ser recompensada. E se você teve uma trajetória parecida com essa, tenho certeza de que está me entendendo.

E o que me deixa mais feliz ainda é ter passado num curso não tão comum e popular, mas que eu tinha certeza desde o primeiro dia de aula de que era isso que eu queria. Enfrentei muita gente quando decidi fazer vestibular para Moda. As pessoas olhavam para minha cara me achando uma esnobe, fútil. Ficavam inconformados ao ver uma pessoa que, tendo ótimas notas, não queria cursar Medicina, Direito, Eng.Civil e todos esses outros cursos mais reconhecidos. Não querendo me fazer de coitada, mas tive que ouvir gente falando na minha cara que Moda era "páia" e ficar quieta (porque a boa educação manda você respeitar as pessoas que, mesmo que momentaneamente, são superiores a você).

Pois bem, ontem saiu o resultado e SIM, fui APROVADA em MODA! Realizei um sonho. Ou melhor, o começo dele. E tenho orgulho disso pra caramba, assim como tenho certeza de que os colegas aprovados nos cursos que sempre quiseram fazer também estão. 

Agradeço, do fundo do meu coração e da minha alma, a todas as pessoas que estiveram comigo. Que me apoiaram, que me ajudaram, que me entenderam e que me deram força. Você foram essenciais, e sentirei falta disso.

Eis aqui um adeus doloroso aos dias de escola, e um olá ao início de uma nova fase!

give me some poison, baby!

3 comentários:

Animix disse...

Nossa ... deve ser realmente uma grande realização passar em TUDO e ainda poder olhar para a cara dos que tentaram desanimar e mostrar o quanto foi boa e mereceu isso.

Realmente Parabéns !

E agora,esse ano sou eu \o/ #FUU

Fernanda disse...

Obrigada! É uma sensação maravilhosa mesmo.. hahaha Tua vez de terceirão agora? Então boa sorte! Estou planejando fazer um post com um 'manuel de sobrevivência' ao terceirão... Em breve! Espero que você goste :)

- fer

Fernanda disse...

ops, manual***