segunda-feira, 28 de junho de 2010

Para cumprir (ou não)

- por Fer

Se você crê em alguma coisa, seja em Deus, no Papai-Noel, na Santa das Causas Perdidas, na Fada dos Dentes, na Lei da Atração, na Nossa Senhora da Bicicletinha ou qualquer outro nome esquisito de santo que você possa encontrar, provavelmente você já deve ter feito alguma promessa para ele! Desde um "se o Brasil ganhar a copa, saio correndo nu pela rua" até um "se eu passar no vestibular, nunca mais tomo Coca-Cola". Idiotices à parte, metade das pessoas que fazem suas promessas malucas não cumprem metade do que prometeram fazer. Tsc, tsc. Muito feio isso.

Hoje, em especial, vim lembrá-los das quinhentas mil e uma promessas que vocês, em seus momentos de apelo emo.cional, fizeram há uns 6 meses... Exato! Falo das tais "Promessas de Ano Novo". Hm, sentiu agora, né? Essa é a hora de você ficar com uma peso de dois elefantes e mais a baleia no Twitter na cabeça, por não estar cumprindo as tais promessas.


Todo final de ano é a mesma coisa: "ano novo, vida nova", e você continua com sua vidinha leve de sempre, fazendo as mesmas coisas que fazia no ano passado, no retrasado, no re-retrasado, e no re-re-re-e quantos res você quiser-passado.

Como não sou lá aquele bom exemplo de boa pessoa, pelo menos não de boa cumpridora de promessas, usarei-me (nem sei se está certa essa conjugação) como exemplo. Não sei porquê diabos lembrei-me hoje da minha super lista que fiz no dia 26 de novembro de 2009, exatamente às 13h30min. Resolvi ler ela e relembrar as minhas "promessas". Lembram dos dois elefantes e da baleia no Twitter do começo do post? Pois é, malandro.

Dos meus 31 itens:
9 não foram sequer começados;
6 estão num estágio intermediário: fiz e não fiz. Pela metade, assim...
15 estou cumprindo, meio que sem perceber.
e 1, que é o único que estou seguindo à risca mesmo, tenho até o fim do mês para que essa "promessa" continue firme e forte. Pelas minhas contas, exatos 3 dias. OH GOD.

Se pensar bem, estou numa média razoável... Agora, fora essas "promessas" de ano novo, eu nunca fiz uma promessa de verdade na vida. Ao menos, não que eu me lembre. Francamente, não vejo minhas promessas de ano novo como promessas mesmo, mas apenas como objetivos. As coisas que eu queria fazer direito esse ano. Até porque, se você pensar bem, promessa é uma coisa meio maluca e sem lógica. Você promete algo para uma força misteriosa que existe sem você ter nenhuma prova dessa tal existência, você se lasca para cumprir para no final tentar acreditar que tudo deu certo porque aquela força quis que desse certo. Mas, muitas vezes, não existe uma força que rege tudo do mundo, mas sim você. Você é a maior força que existe, e é em si próprio que você deve se apoiar para conquistar algo. Já pensou que foi a sua vontade de que aquilo desse certo o motivo para ter dado certo mesmo?

Confuso ou não, cumprido ou não, o máximo que pode acontecer é o Papei Noel não te dar mais presentes, a Nossa Senhora da Bicicletinha não te dar mais equilíbrio e Deus jogar todas as pragas do Egito em você. Nada mal.

give me some poison, baby!

Nenhum comentário: