sábado, 26 de fevereiro de 2011

Sobre cérebros

- por Nanda


Ontem, num papo super cabeça (que, por incrível que pareça, começou com 'Justin Bieber'...) com meus novos amiguinhos, chegamos à um outro nível de conversa. Sabe aquelas conversas que você começa a questionar sobre o que você sente, seus pensamentos e se você é capaz de atrair coisas boas se pensar em coisas boas e em ruins se só tiver pensamentos maus? Foi exatamente esse tipo de papo. É claro que os caras eram bem mais entendidos do assunto que eu então eu só fiquei lá ouvindo e absorvendo como uma esponja tudo o que eles falavam.

Um dos tópicos foi que um gênio usa apenas 10% do seu cérebro. Mas e aí? Só isso pra ele ser um gênio? Não sei se é verdade, foram eles que falaram, mas eu fiquei impressionada. O que os outros 90% fazem? Ficam ali? Mandando/recebendo informações e coodificando-as para esses 10%? Estranho. Mas já ouvi/li falarem que a cada geração nosso cérebro se desenvolve mais. Será que algum dia nossos tataratataratataratataranetos usarão 100% dos seus cérebros? E como seria o mundo de pessoas que usam toda a sua massa cinzenta? Sei lá, né? Nas minhas próximas encarnações eu juro que crio um blog pra contar.

Enfim, todo esse papo de cérebro me lembrou uma coisa interessante que eu li ontem. A 'divisão' de atividades entre o lado esquerdo e direito do cérebro. Sabe o que dizem que o lado esquerdo é o mais calculista, mais racional e que o direito é artístico? Tudo o que você ouviu é verdade, olha aí.


Lado esquerdo do cérebro
Eu sou o lado esquerdo do cérebro. Eu sou um cientista. Um matemático. Eu amo o familiar. Eu categorizo. Sou preciso. Linear. Analítico. Estratégico. Eu sou prático. Sempre no controle. Um mestre das palavras e linguagem. Realista. Eu calculo equações e brinco com números. Eu sou ordem. Eu sou a lógica. Eu sei exatamente quem eu sou.

Lado direito do cérebro
Eu sou o lado direito do cérebro. Eu sou a criatividade. Um espírito livre. Eu sou paixão. A paixão. Sensualidade. Eu sou o som das gargalhadas. Eu sou o sabor. A sensação de areia sob os pés descalços. Eu sou o movimento. Cores vivas. Eu sou o desejo de pintar sobre uma tela vazia. Eu sou a imaginação sem limites. Arte. Poesia. Eu compreendo. Eu sinto. Eu sou tudo o que eu queria ser.

Qual é o lado mais desenvolvido do seu cérebro?

give me some poison, baby!

Um comentário:

Rafael disse...

Já ouvi fala mesmo que agente usa uma parte muito pequena do cérebro.
Acho que meus dois lados são igaulmente desenvolvidos. hsuahsuah
O lado esquerdo tá sempre alí pra controlar direito.... depende da situação.