- por Fer
Aproveitando o feriado, e como as coleções primavera/verão 2011 estão começando a dar as caras nas vitrines das lojas, nada melhor do que renovar o seu guarda-roupa. Não importa se você é homem ou mulher, todo mundo gosta de comprar. É uma terapia que funciona muito bem... Mas, antes de gastar até o limite do seu cartão de créditos (como "seu" eu digo o do seus pais) em roupas que talvez você não esteja necessitando tanto assim, é preciso ver o que você já tem.
É hora de você tirar todas as roupas do seu guarda-roupa, prová-las (é, todas!), separar o que ainda está bom e que você usa do que já está velhinho e que faz mais de 6 meses que você não usa. Quanto ao "prazo de uso" da sua roupa, ou melhor, quanto tempo faz que você não a usa, existem divergências: alguns dizem que 6 meses, outros 1 ano, outros 2, e assim vai. Porém, o que eu acho que é mais válido é o referente à estação. Exemplo: se acabou o inverno e você não usou aquela blusa durante todos os dias frios, esqueça! Pode tirá-la do armário porque se você não usou-a este ano, ano que vem também não irá usá-la. E ao tirar esses "entulhos", você consegue um bom espaço para as roupas que estão para chegar.
Obs.: Exceção para as "peças-chave"! Vale deixar algumas peça coringas bem guardadinhas no armário.
Em seu site Chic, a querida consultora de moda Gloria Kalil ensina como organizar o seu guarda roupa, num passo a passo incrível! Confira:
"Escolha um dia em que tudo deu errado – é o melhor momento para você atacar o seu guarda-roupa sem dó nem piedade e fazer uma limpeza que vai deixá-la orgulhosa e até mesmo de bom humor.
Tire todas as roupas do seu armário, dispense os cabides de arame que vieram da lavanderia – além de feios, eles deformam os ombros, espetam as mangas e costumam ceder ao peso das calças – e comece a função:
Passo a passo:
Tire todas as roupas do seu armário, dispense os cabides de arame que vieram da lavanderia – além de feios, eles deformam os ombros, espetam as mangas e costumam ceder ao peso das calças – e comece a função:
Passo a passo:
• Vá para frente do espelho e experimente tudo o que precisar para saber o que vai para a pilha "reformar", o que vai para a "guardar" ou "doar".
• Separe as roupas por estação. Se estiver calor, deixe as mais fresquinhas num lugar mais à mão e guarde as malhas e as de lã para não ocuparem espaço; faça o contrário no inverno.
• Organize as roupas por ordem cromática. Começando com o branco, depois cores médias, as cores vivas, as escuras e por último, as estampadas.
• É muito mais fácil pensar em combinações quando conseguimos visualizar o que temos dentro do armário, por isso, pendure suas roupas por categorias. Comece com as blusas, depois pendure as camisas, depois as saias e calças. Os blazers e paletós vêm a seguir e, por último, os vestidos - se forem muito compridos, você pode dobrá-los ao meio.
• As roupas das prateleiras e gavetas também devem estar separadas por cor e por estação. Malhas e tricôs ficam melhor acomodados em sacos individuais.
• Os lenços e echarpes podem ocupar uma prateleira, mas se o espaço é pequeno, pendure-os em algum lugar fora do armário, pode até dar um colorido interessante para o seu quarto – só tome cuidado com a bagunça!
• Bolsas e sapatos: separe os de uso diário dos mais preciosos. Quanto mais à vista, melhor.
• Leve as roupas da pilha "arrumar" imediatamente para a costureira. Senão, elas podem ficar lá para sempre!"
Calma, não é tão difícil assim! E aposto que o resultado final vai valer a pena. Começar a arrumar em 3... 2... 1!
give me some poison, baby!
Nenhum comentário:
Postar um comentário