sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Cirurgia Plástica

- por Nanda
 
"No Brasil, são realizadas cerca de 630 mil plásticas por ano. Os menores de 18 anos correspondem a 8% do total da galera que passa pelo bisturi dos especialistas. O número é pequeno, mas será que é necessário entrar na faca tão cedo? (...)" Fonte: Revista Mundo Estranho, agosto de 2010.

"Enquanto nos outros países a plástica exige um tempo de pesquisa e reflexão e os pacientes, em geral, mostram preocupações principalmente com a anestesia, os brasileiros decidem se operar muito mais rápido e só parecem ter medo do resultado que pode não ficar tão bom quanto o esperado. (...) Os jovens também estão recorrendo à plástica no Brasil como em nenhum outro país. (...) Atualmente os cirurgiões dividem os pacientes em três grandes grupos levando em conta principalmente o motivo que os levaram a procurar a cirurgia. O maior de todos continua sendo composto por aqueles que desejam pelo menos atenuar os devastadores efeitos do tempo. O segundo maior reúne os pacientes que desejam eliminar imperfeições físicas e estéticas capazes de causar um sério desgaste psicológico. O último grupo vem ganhando mais adeptos de uns tempos para cá. Ele é formado pelos que recorrem à plástica com a única meta de esculpir um corpo perfeito.

Esse último grupo, apesar de cada vez mais expressivo, vem preocupando médicos e psicólogos. A supervalorização pela mídia de um padrão estético quase impossível de ser alcançado naturalmente tem levado um número enorme de pessoas, principalmente mulheres muitas vezes ainda adolescentes, a se submeterem a operações na maioria das vezes complicadas e desnecessárias. E o mais alarmante é que elas atrelam a possibilidade da felicidade completa e de uma desejada realização pessoal ao sucesso das correções estéticas que as aproximam do que vêem pela televisão." Fonte

Os padrões de beleza estão ficando cada vez melhores, ou deveria dizer piores? Pra pessoas que tem uma beleza natural é fácil dizer que 'nunca fará uma cirurgia plástica' mas e aquelas pessoas que se sentem desconfortáveis com a própria imagem? É difícil decidir se ela realmente precisa de plástica ou só uma apriomorada na autoestima.

Mas e adolescentes? Eles deveriam ou não fazer cirurgia plástica? Eu acho que depende muito. Se for alguma anomalia física, não vejo problema algum. Porque, se rolar alguma coisa mais tarde com o desenvolvimento, pode ser pior de operar. Algumas pessoas só conseguirão aumentar a autoestima com uma cirurgia para melhorar o que não gostam. Ou seja, a cirurgia ainda trará um bônus.

Agora, por uma simples questão de vaidade ainda acho meio errado. Primeiro porque adolescentes pensam que tudo é fácil. Na verdade, pensamos. Pensamos que tudo pode ser do jeito que a gente quer se ficarmos batendo o pé e fazendo escândalos. Nós tomamos decisões preciptadas e baseadas em ideia alguma. E se nos arrependermos depois de uma cirurgia plástica? É uma coisa que, algumas vezes, não tem volta. E estamos num período de transição: algumas coisas ainda vão mudar, crescer, modificar. Além de adolescentes serem completamente descuidados. Um pós-operatório é complicado. Precisa tomar remédios para ajudar na cicatrização e tomar cuidado de não fazer nenhuma besteira que acabe machucando o lugar operado. E ainda existem os riscos da cirurgia.

Afinal, não precisamos seguir os padrões de beleza que a mídia mostra. Se pensarmos por um lado mais crítico quantas cirurgias esses atores já fizeram para ficarem perfeitos? E vamos combinar que ainda tem alguns que precisam de muitas.


p.s.: tenho que fazer uma confissão já fiz 5 cirurgias plásticas! HAHAHA Mentira! Minha confissão é que eu estou ficando muito viciada em ver imagens de gatinhos fofinhos. Olha só:


Ok, chega! 

give me some poison, baby!

Nenhum comentário: