quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Brincadeira de criança

- por Nanda


Não adianta negar: todo mundo já foi bobinho um dia. A maioria quando era criança e o resto, quando adolescente. Não se pode negar isso assim como é inquestionável o fato de que todos brincávamos felizes e nos sujávamos como se fosse a melhor coisa, o melhor que poderíamos ter naquele momento. Vivíamos intensamente, amigos estavam sempre por perto, sempre com o mesmo propósito. Tente se lembrar: toda vez que chamava um amigo pra brincar, ele fazia sempre o mesmo papel: o que apoiava nas suas ideias, brincava com você sem escrúpulos, malícias. Sem dizer que você era chato. Crianças são completamente inocentes. E isso é o que há de melhor nelas.

Conhece aquela música 'brincadeira de criança, como é bom'? Então vamos relembrar os bons tempos em que tudo era alegria e festa e reviver nossas brincadeiras nesse post.

Pega-pega: ok, se alguém te falasse pra brincar disso hoje em dia você teria uma visão completamente diferenciada, certo? Naquela época, em que ainda éramos inocentes, brincávamos de correr um atrás do outro com o objetivo de ver quem era o mais rápido, quem 'pegava' mais gente, ou só por um motivo de desgastar a energia em excesso que tínhamos.

Esconde-esconde: não, não é se esconder de um bandido ou de um cara que você não quer encontrar. É aquela brincadeira em que uma pessoa conta até as outras se esconderem e a que conta tem que encontrar as que se esconderam. Parece meio bobo quando é explicado desse jeito, mas eu me divertia muito com essa brincadeira e aposto que você também.

Banco Imobiliário: a gente aprendia a mexer com dinheiro apesar de eu e minha BFF jogarmos tudo pra cima no final e eu acabar sem. Aquele jogo demorava pra caramba, mas com bons amigos é bem divertido.

Dançar ÉoTchan!: eu sei que todo mundo dançava as músicas com letras super elaboradas e ritmos muito agitados desses caras! Não adianta nem negar!

Twister: é tão legal ficar rindo de todas as bobagens e merdas que seus amigos falam quando você está jogando esse jogo. Reparem que eu coloquei a frase no presente porque minha infância se prolonga até hoje com esse jogo. É muito engraçado ter amigos de 16-18 anos que não sabem qual é a direita e a esquerda. Aliás, jogando Twister é um ótimo modo de aprender a diferenciar direita/esquerda, mão/pé e as cores.

Passa anel: quem nunca brincou disso e nem sabe o que significa eu só vou perder meu tempo dizendo uma coisa: volta pra quando você era criança e tenha uma infância decente!

Elefante colorido: ótima forma de diferenciar cores também. É aquela brincadeira em que o 'elefante colorido' diz uma cor e você tem que encontrar algo daquela cor antes que ele te pegue e você passe a ser o elefante colorido.

Adedanha/STOP: para crianças mais desenvolvidas mentalmente, essa brincadeira que tem vários nomes, fazia você pensar. Você escolhe várias categorias, sorteia uma letra e preenche as categorias que iniciem com a letra sorteada. Pena que até alguns adolescentes mais 'desenvolvidos' que criança (pelo menos era pra ser) não conseguem preencher nem 1% das categorias.

Pular corda: aaaaai, era tão divertido! Eu ficava horas brincando disso. Há várias maneiras de brincar por isso, puxem da memória.

Bambolê: eu brincava com a minha amiga de contar quantas voltas a gente conseguia dar ou quem ficava mais tempo rebolando. Era muito legal também.

Verdade ou consequência: para crianças pervertidas que querem saber o que é beijo. Sem mais.

Gato mia: num quarto escuro, uma pessoa fica vendada e meio tonta (gira-se pela idade, se a pessoa tem 15 anos, dá 15 giros) equanto as outras estão tentando fugir da pessoa tonta nesse quarto escuro. Quando a pessoa vendada encontra alguém diz 'gato mia!' e assim tenta descobrir, pelo mio da criatura, quem é.

Queimada: brincadeira meio violentinha, né? Mas era legal também. As pessoas tentavam se acertar com uma bola. Eu sempre era café-com-leite #ovelhanegrafeelings

Bets ou bete-ombro: costumava brincar disso na rua da minha antiga casa. Também era um jogo demorado e muitas bolinhas se perderam. É meio difícil explicar mas pensem num tipo de tênis misturado com hóquei de rua, é tipo isso.

Acho que essas foram as brincadeiras mais marcantes da minha infância. Quais foram as suas?

- give me some poison, baby

Nenhum comentário: