quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

Pizza!

- por Fer.

Não estou muito inspirada hoje, mas duvido que alguém não goste do meu assunto de hoje. E esse meu assunto delicioso é.. tan tan tan taaaan... Pizza!

Se existe um prato que é quase uma unanimidade nacional na aceitação é a pizza. E sempre que falamos nela, lembramos dos italianos, mas não foram eles que inventaram essa delícia, nem ela surgiu com as características que conhecemos: massa fina, molho de tomate, queijo derretido, recheio e todas essas coisas que resolverem colocar por cima. Aproveite para absorver um pouco de cultura gastronômica agora. Vejamos a história da pizza:

Diz a história que a primeira pizza apareceu há mais de 6 mil anos e era apenas uma fina camada de massa conhecida como "pão de Abrahão" que os hebreus e egípcios (imagine uma Esfinge comendo pizza, euri) consumiam. Ela se parecia com um pão sírio e era chamada de "piscea" (daí o nome pizza). Milhares de anos depois, os italianos que já estavam entediados de tanto comer macarrão incrementaram a pizza com tomate, e para contrariar quiseram comê-la dobrada ao meio (igual sanduíche). Eis que um belo dia um padeiro napolitano que servia o rei Umberto I e a rainha Margherita teve que inovar o cardápio real e resolveu adicionar à massa mussarela, tomate e manjericão, ingredientes que reproduziam as cores da bandeira italiana. Essa receita foi batizada com o nome de pizza Margherita em homenagem à rainha, claro. Depois desse feito extraordiário, padeiros (mais tarde chamados de pizzaiolos) criativos do mundo todo foram variando os ingredientes e criando novas pizzas.

Resultado? Adoramos reunir os amigos e ir numa pizzaria engordar saborear os mais diversos tipos de pizza! Se for rodízio, melhor ainda. O bom é que as pizzarias entregam em casa também, e se você preferir, pode comprar pizza congelada no supermercado! :D E se vocês me dão lincença, estou indo comer a minha.

give me some poison, baby!

Nenhum comentário: