domingo, 16 de janeiro de 2011

Estereótipos

- por Nanda



Estereótipo é a imagem preconcebida de determinada pessoa, coisa ou situação. São usados principalmente para definir e limitar pessoas ou grupo de pessoas na sociedade. Sua aceitação é ampla e culturalmente difundida, sendo um grande motivador de preconceito e discriminação. O Estereótipo também é muito usado em Humorismo como manifestação de racismo, homofobia, xenofobia, machismo e intolerância religiosa. É muito mais aceito quando manifestado desta forma, possuindo salvo-conduto e presunção de inocência para atingir seu objetivo. (Wikipédia)

Conceito infundado sobre um determinado grupo social, atribuindo a todos os seres desse grupo uma característica, frequentemente depreciativa; modelo irrefletido, imagem preconcebida e sem fundamento. (Wikidicionário)

As pessoas estão muito acostumadas a dar rótulos à pessoas que nem se quer conhecem. Principalmente adolescentes que difundem, dessa forma, o preconceito até entre pessoas de mais idade. O que todos dizem, mas ninguém defende, é que todos somos livres pra escolhermos o que queremos ser. Temos o livre-arbítrio de ser quem quisermos ser. E o preconceito é como uma barreira nesse livre-arbítrio. As pessoas ficam acostumadas ao que chamamos de 'normal' e quando tomam coragem para sair dessa zona de conforto, as pessoas que ainda não tiveram a ousadia de sair julgam e condenam essas pessoas como se elas tivessem matado alguém e esquartejado em praça pública.

Se você faz parte das pessoas que tiveram coragem de sair do normal, parabéns! Pessoas como você deveriam ser colocadas num pedestal por afirmarem ao mundo que a diferença não é tão estranha como aparenta. O único problema da diferença é que ainda não conseguimos nos acostumar com ela, mesmo que ela esteja presente em cada ato nosso. Por exemplo: quando você está numa loja de roupas, a variedade já faz parte da diferença. E, a peça que você escolher, estará fazendo parte de quem você escolheu ser porque sua roupa define quem você é pelo simples fato de que você a escolheu.

A diferença está a nossa volta, como esse texto de pessoas estereotipadas pela sociedade apresenta.
Eu sou uma pessoa, então devo ser estereotipada.
Eu sou punk, então devo ser rebelde.
Eu sou asiático, então devo gostar de matemática.
Eu pinto meu cabelo de cores chamativas, então devo estar procurando atenção.
Eu sou lésbica, então devo me apaixonar por toda garota que eu vejo. 
Eu tenho um monte de amigos homens, por isso fico com todos eles. 
Eu sorrio muito, então eu devo ter uma vida perfeita. 
Ouço reggae, então eu devo ser um drogado. 
Minha opinião importa, então eu devo ser um esnobe. 
Eu sou negro, então eu devo ser do gueto. 
Eu sou negro, então eu devo ser idiota. 
Eu sou mexicana, por isso devo ser de classe baixa. 
Eu sou bissexual, então eu devo ser rodado. 
Eu sou hétero, então eu devo ser uma biscate. 
Eu gosto de beber, então eu devo ser um alcoólico. 
Eu não saio com caras, então eu devo ser lésbica. 
Eu me cortei, então eu devo ser emo. 
Eu sou bissexual, por isso devo estar ficando com meu melhor amigo hétero. 
Eu rio e sorrio, então não posso ficar deprimido. 
Eu gosto de passar meu dia em casa, então eu não tenho nenhum amigo. 
Eu sou gay, então eu devo ser intimidado. 
A maioria dos meus amigos são caras, então eu devo ser um moleque. 
Eu passo meu dia na internet, por isso devo ter zero amigos na vida real. 
Eu sou um muçulmano, então eu devo ser um terrorista. 
Eu cometo um monte de erros, então eu devo ser idiota / retardado. 
Eu defendo firmemente LGBT, por isso devo ser gay. 
Eu sou de uma família destruída, por isso devo ser um rebelde. 
Eu gosto de cores rastafári, então eu devo fumar erva. 
Eu tive relações sexuais, por isso devo ser uma vadia. 
Eu cometi erros, por isso devo ser indigno de confiança. 
Eu sou um político, por isso devo ser corrupto. 
Eu sou loira, por isso devo ser realmente estúpida. 
Eu estou vestindo uma camisa preta, então eu devo ser emo. 
Eu uso maquiagem, então eu devo ser uma namoradeira. 
Eu sou um adolescente, então eu devo ser mal interpretado.
Se começarmos a estereotipar todas as pessoas, logo ficaremos sem rótulos. A diferença 'afeta' cada vez mais pessoas. Você gostaria de ser rotulado?


give me some poison, baby!

Um comentário:

Rafael disse...

Acho que esse preconceito... essa mania de julgar todo mundo pela aparência é um dos piores problemas da humanidade... porque é isso que gera tanto ódio entre todo mundo... tanta depressão e infelicidade.
Tomara que melhore.