quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Tetris

- por Nanda




Ontem, numa partida considerada amigável de Tetris com meu pai, relembrei de bons tempos quando eu passava tardes inteiras jogando. Sozinha, com os amigos, com meus pais... Não importava a hora. E ontem eu até ganhei do meu pai, que ficou jogando praga o tempo todo do meu lado.


Tetris é um jogo eletrônico desenvolvido em 1984 por Alexey Pajitnov, Dmitry Pavlovsky e Vadim Gerasimov. Pajitnov e Pavlovsky eram engenheiros informáticos no Centro de Computadores da Academia Russa das Ciências e Vadim era um aluno de 16 anos.

O objetivo do jogo é encaixar tetraminós, que são peças de diversos formatos que descem do topo de uma tela. Quando uma linha é completada, desaparece e dá pontos extra ao jogador. O jogo termina quando as linhas incompletas se empilham até o topo da tela do jogo.

Tetris chegou nos Estados Unidos em 1986 e, daí, no mundo. O game já vendeu mais de 125 milhões de cópias para 30 plataformas diferentes, desde seu nascimento. O sucesso foi tão grande para um jogo aparentemente simples, que pesquisadores começaram a investigar sua história, tentando descobrir qual o segredo de tanta popularidade. Pajitnov atribui o sucesso do jogo à sua simplicidade e ao enorme contraste que possui em relação a uma série de jogos que envolvem violência e outros comportamentos ruins. De acordo com o site SF Gate, o Tetris também entrou para o Guiness, o livro dos recordes, ao se tornar o jogo mais portado e com o maior número de variantes oficiais e não-oficiais.

Teve versões em diversas plataformas, inclusive em Commodore Amiga, mas foi no Game Boy da Nintendo que o jogo teve mais sucesso, sendo inclusive o principal factor para o grande sucesso do Game Boy.

Sem data para ser abandonado ou descontinuado, o Tetris ganha periodicamente novas versões e novos visuais. São jogos para PC, consoles, celulares e outros aparelhos, gratuitos e pagos, mas que ainda trazem a mesma emoção e empolgação de 25 anos atrás. Desde seu lançamento para iPod e iPhone na Apple Store, em 2005, o jogo já se tornou um dos 10 mais baixados de todos os tempos.

Pra todos que tiveram esse jogo como parte de sua infância, podem jogá-lo online aqui.

give me some poison, baby!

Nenhum comentário: