quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Esfrie a cabeça!

- por Nanda

Como vossas senhorias já perceberam, a Fer está se ausentando por causa do vestibular da UEL-PR que ela fará nesse final de semana. Vamos acendendo as velinhas pretas, comprando as galinhas e fazer todas as mandingas possíveis para que ela vá bem na prova (e para todos os leitores lindos do blog que também farão a prova).
E, nessa época de vestibular, o que é mais comum na vida do adolescente que o estresse? Eu te digo: nada! Afinal, a gente é pressionado o ano inteiro para estudar, mesmo quando a gente não tem a menor vontade e aí, na hora da prova, o estresse domina ainda mais. Principalmente se você é do tipo de pessoa que não gosta mesmo de estudar e quando enfrenta a prova, não sabe de nada. Dá um desespero, né? Pode parecer clichê e, quem é vestibulando esse ano deve ter ouvido essa mais de mil vezes, mas estudar é a única saída. Não tem jeito. Prestar atenção nas aulas + resolver exercícios e revisar a matéria em casa = sucesso no vestiba. E para aqueles longos dias que não acabam nunca, dá uma olhada nessas dicas para aliviar o estresse.


A batida perfeita
Se você souber tocar algum instrumento, essa dica funciona melhor ainda! Livrar-se do stress arrasando na guitarra, bem coisa de filme, né? Mas realmente funciona! Se você tiver o dom, ainda pode escrever músicas (até ajuda a estudar português ou ainda, inglês). E se você for uma pessoa sem dons musicais, liga a sua música favorita no último volume, se tranca no quarto e esquece do mundo. Pelo menos por alguns minutos, ninguém é de ferro, né?

Chame os amigos em casa
Sabe aqueles dias que você se sente sozinho (a) e solitário (a)? Pra quem não tem namorada (o) a saída são os amigos, certo? Chama uma cambada e assiste um filme dos bons, dê algumas risadas de coisas bobas. Ou ainda chame seu/sua BFF e fica o dia inteiro vendo uma maratona gigante de filmes tipo Senhor dos Aneis... Se vocês não desestressarem dormindo, acabam aprendendo toda a história do anel mágico.
Tome um ar fresco
Caminhe! Além de ser um ótimo exercício cardíaco e físico, você toma um ar fresco, relaxando sua mente. Você também pode combinar essa dica com a primeira: coloca o iPod no último e sai na rua, achando que tá gravando o clipe de maior sucesso da sua vida.

Fale sobre o que está te estressando
Às vezes é meio difícil achar alguém de confiança, ou alguém que vá te entender, para desabafar um pouco. E, quando você achar, eles não vão poder resolver o problema, mas às vezes sua mente clareia quando você fala em voz alta o que você está passando.

Sinta queimar
Tem gente que se desestressa rapidinho depois de uma hora na esteira. Eu já acho muito mais fácil aqueles exercícios físicos que você quase morre: boxe, step, aquele em que você fica pulando em uma cama elástica pequena... E além do estresse ir embora, você fica com um corpitcho no capricho pro verão (que já tá aí, ein?).

Aromaterapia
Já percebeu se quando você espirra o seu perfume no seu punho você fica relaxado? Para algumas pessoas isso funciona! Além de perfumes, todas as coisas que têm alguma fragância do seu agrado, te ajudam a relaxar.
Tempo para você mesma
Essa é mais para as meninas. Não é ótimo quando você tira um dia só para fazer aquela garimpada de beleza? Tirar a sobrancelha, pintar as unhas dos pés e das mãos, fazer AQUELA hidratación no cabelitcho, entre outras coisas... Relaxa mesmo!

Faça yoga
Nem preciso comentar, né? Logo que você ouve/lê a palavra yoga você logo relaciona-a com relaxamento. Os exercícios de respiração profunda são os melhores para desestressar!

Agora nesse finalzinho de ano que a palavra relaxar quase não faz parte do seu vocabulário, é muito válido seguir algumas dessas dicas. Ninguém é de ferro e ninguém aguenta um ano inteirinho estudando sem ao menos um tempo para si mesmo.

give me some poison, baby!

Um comentário:

Rafael disse...

Nem me fale em estresse! A prova da UEL é a última que eu vou fazer e não passar nela significa um ano de cursinho, revendo assuntos banais que não me ajudarão na carreira. A pressão é grande, realmente.
Espero passar, pra poder me livrar de todo esse clima cansativo de estudos e finalmente estudar uma coisa que eu gosto de verdade. Nessas horas bate aquele medo de não estar preparado o bastante e tal... é horrívil. De qualquer forma, me desejem sorte!