quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Unhas marmorizadas: o desafio

- por Fer

Não vou repetir aquele meu discurso sobre o quanto eu sou viciada em esmaltes, sobre o quanto eu odeio manicures e sobre a importância que uma unha bem feita tem na sua vida. Acho que vocês já estão carecas de saber disso. Hoje pretendo ser mais direta.

Sabendo de toda essa minha obsessão, é de se imaginar que eu gasto um bom tempo pesquisando sobre o que há de novo no mundo dos esmaltes e procurando por técnicas diferentes de pintar as unhas. Eis que, em uma dessas minhas aventuras, encontrei uma técnica que envolve água e esmaltes, misturados. "ÁGUA E ESMALTE, FER? PIROU?" Tive essa mesma reação quando fiz essa descoberta, mas não estou pirando não. 

Primeiramente, você deve estar se perguntando o por quê do termo "marmorizadas". É porque faz um efeito semelhante ao mármore, uma mistura heterogênia de cores. Entendam melhor sobre o que eu estou falando:


Parece mágico, não? Existem vários sites e vídeos que ensinam como fazer, vale consultar o Google e o YouTube para demais resultados. Aqui vai uma receitinha genérica:

Você vai precisar de:

• 2 ou mais esmaltes da mesma marca (se não for, pode acontecer da gota não se espalhar)
• Recipiente com água gelada
• Fita adesiva
• Acetona ou removedor de esmalte
• Algodão
E uma dose extra de paciência.

Passo-a-passo:

1. Pinte suas unhas com um esmalte branco forte, dê apenas uma camada para não ficar grosso. Também é importante que ele seja o mai opaco possível.
2. Coloque fita adesiva ao redor da unha de um jeito que dê pra tirar sem prejudicar a pintura na unha. Isso servirá pra tirar o excesso de esmalte que ficará ao redor da unha.
3. Pingue gotinhas de esmalte dentro do recipiente com água. Uma por vez e dentro de cada círculo que vai se formando.
4. Com um palito ou agulha (quanto mais fino melhor) mexa os círculos da forma que desejar, criando desenhos. 
5. Mergulhe os dedos na água com as unhas viradas pra baixo, para fixar no esmalte (no máximo dois dedos de cada vez, ou seja: você terá de repetir o procedimento).
6. Antes de retirar os dedos da água, remova o esmalte que ficar ao redor com um palito.
7. Tire as unhas da água, retire a fita adesiva cuidadosamente e deixe secar.
8. Por fim, passe algum esmalte de brilho para proteger a pintura, e limpe tudo com a acetona.

Deem uma olhada nesse vídeo aqui para entender melhor:

*ignorem a parte do ângulo de 45°*

Agora, se vocês me permitem, vou contar a minha experiência: não deu muito certo. Apesar de que eu não fiz bem direitinho como o passo-a-passo ali em cima. Já comecei errando ao misturar esmaltes de diversas marcas. Também não tinha passado um esmalte bem branco por baixo, e não estava lá nos meus dias mais calmos. Ou seja: deu m*. Mas deu pra ver que o efeito funciona! Só que, ao invés de ter ficado na minha unha, ele apareceu melhor na fita adesiva que colei nos dedos... Enfim.

Uma amiga minha já conseguiu fazer (mas não vi o resultado), outra disse que também não deu certo. Então, não sei. Daqui uns dias, quando eu estiver com muita paciência, tentarei fazer novamente. Se alguém aí for se aventurar nas unhas marmorizadas, me conta como ficou o resultado depois!

give me some poison, baby!

2 comentários:

Su disse...

Fiz e adorei...só precisa ter paciência porque da primeira vez não deu certo...

Fernanda disse...

Pois é, Su! A primeira tentativa nunca é bem sucedida... haha Mas depois tudo se ajeita :D