- por Fer
Tem coisa mais emocionante do que uma sexta-feira 13? É quase como se você estivesse no próprio filme (Sexta-Feira 13, de Sean S. Cunninghan) correndo do Jason. Há quem acredite que hoje é um dia amaldiçoado, onde acontecem coisas ruins, já que o número 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio. A sexta-feira foi o dia em que Jesus foi crucificado e também é considerado um dia de azar. Somando o dia da semana de azar (sexta) com o número de azar (13) tem-se o mais azarado dos dias. Data mais cabalística, impossível. Não tem como não lembrar das velhas superstições que englobam espelho quebrados, gatos pretos, passar debaixo da escada e tantos outros mitos que muitos acreditam dar azar.
Paraskevidekatriaphobia
Se você teme a sexta-feira, 13, é porque você sofre de uma fobia chamada "paraskavedekatriaphobia", expressão grega que une as palavras "fobia", "sexta-feira" e "treze", ou seja, medo da sexta-feira, 13. Mas que não se tome esta fobia por uma excentricidade – segundo o Wikipedia, nos EUA de 17 a 21 milhões de pessoas sofrem deste medo, chegando algumas ao ponto de nem sair de casa.
Mas e então? O que aconteceu, acontece, acontecerá hoje?
Lendas e Crenças
Alguns acham que a má reputação do número 13 vem da cultura antiga escandinava. Em sua mitologia, o adorado herói Balder foi assassinado em um banquete pelo perverso deus Loki, que invadiu a festa, que tinha doze pessoas, completando 13. Esta história e a história da Última Ceia levou a uma das mais fortificadas crenças relacionadas ao número 13: jamais faça uma refeição em um grupo de 13 pessoas.
Uma outra lenda significante é uma sexta-feira 13 que aconteceu na Idade Média. Em uma sexta-feira 13, em 1306, o Rei Felipe, da França, prendeu os respeitados cavaleiros da Ordem dos Templários e começou a torturá-los, marcando a ocasião como o dia do diabo.
Uma outra lenda significante é uma sexta-feira 13 que aconteceu na Idade Média. Em uma sexta-feira 13, em 1306, o Rei Felipe, da França, prendeu os respeitados cavaleiros da Ordem dos Templários e começou a torturá-los, marcando a ocasião como o dia do diabo.
Tanto sexta-feira quanto 13 já foram associados à pena de morte. Na tradição britânica, sexta-feira era o dia convencional para enforcamentos públicos e, supostamente, havia 13 degraus até a forca.
O complexo folclore da sexta-feira 13 não tem muito a ver com os medos de hoje. O medo tem mais a ver com experiências pessoais. As pessoas aprendem muito cedo que a sexta-feira 13 é um dia de má sorte, por qualquer que seja o motivo, e tentam achar evidências de que a lenda seja verdade. Logicamente, a evidência não é difícil de ser encontrada. Caso você se envolva em um acidente de carro em uma sexta-feira 13, perca sua carteira ou até derrame café, provavelmente o motivo vai ser o dia. Mas, pensando bem, coisas ruins, grandes ou pequenas, acontecem todo o tempo. Quem procura acha, então se você procurar por má sorte em uma sexta-feira 13, já sabe o que vai acontecer.
É tudo uma questão de superstição. Há quem acredite, assim como há quem não acredite. Talvez você não tome precauções de segurança toda sexta-feira 13, mas você está totalmente imune à superstição? Se pudesse escolher, você se casaria, começaria um novo trabalho ou compraria uma casa em uma sexta-feira 13? A maioria das pessoas não o faria, mesmo não dando muito importância para isso. Superstições dão um jeitinho de influenciar as pessoas quando elas se encontram vulneráveis emocionalmente.
Em todo caso, se você ver um cara mascarado correndo atrás de você hoje... É melhor fugir.
P.S.: Logo nas primeiras horas de hoje, foi registrada uma chuva de meteoros em várias partes do mundo. Isso ocorreu porque a Terra cruzou com os destroços do cometa Swift-Tutle no espaço. Ver uma chuva de meteoros deve ser muito lindo. Mas, infelizmente, só se poderia ter uma visão clara dos meteoros no Hemisfério Norte. E onde nós estamos? No Hemisfério Sul. Ou seja: nem se você quisesse, não veria merda coisa nenhuma. #sextafeira13feelings
give me some poison, baby!
Um comentário:
Eu não tenho medo de sexta-feira 13.
Na verdade, acho que seria legal se alguma coisa diferente acontecesse.
tipo... um masacre, sabe?
Nossa... falei que nem um sociopata agora.
Antes eu tinha muito medo. Achava teria 24 horas de noite na sexta... que teria sangue nas ruas e tal.
shausahsu
(quando eu era criancinha, entende?)
Postar um comentário