segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Necessidade

- por Fer

Já percebeu o quanto as pessoas são importantes na nossa vida? Se você ainda tem dúvidas, recorra à velha frase: "Quer saber o valor de uma pessoa? Imagine sua vida sem ela." Difícil, né? Entenda que não basta somente você precisar das pessoas. O mais importante é você mostrar para as pessoas que elas são importantes eque você precisa delas com você, seja te aconselhando, te ajudando, te amando, anyway.

As pessoas precisam se sentir úteis. Para explicar, um exemplo corriqueiro: Você certamente já parou na rua para pedir informação à alguém. Perceba que não importa o que a pessoa estivesse fazendo ou a pressa com que fazia, ela parou imediatamente para te explicar tudo direitinho. Por quê? Porque sempre que alguém vê que sabe algo que o outro não sabe, seu ego infla. E a origem de tudo isso é a necessidade universal de se sentir necessário.

O cartunista Charles Schulz conseguia captar com frequência os anseiois do coração humano em sua tirinha Snoopy. Em uma de suas histórias, Lucy pede que Charlie Brown a ajude com o dever de casa:
  - Vou ficar eternamente grata - promete ela.
  - Ótimo. Nunca ninguém ficou eternamente grato por algo que eu fiz - responde Charlie. - Bom, para saber quantas maçãs sobraram para o fazendeiro, é só diminuir quatro das dez.
  Lucy diz:
  - Só isso? Só isso? Tenho que ficar eternamente grata por isso? Fui enganada! Não posso ficar eternamente grata por isso. É fácil demais!
  Com um olhar de desânimo, Charlie responde:
  - Bem, faça o que você achar justo.
  - E se eu disser apenas "obrigada"? - sugere Lucy.
  Quando Charlie está saindo, encontra Linus, que pergunta:
  - Onde vocês estava, Charlie Brown?  
  - Ajudando Lucy com o dever de casa.
  - E ela agradeceu? - pergunta Linus.
  Charlie responde:
  - Só com um grande desconto.

Você já se sentiu como Charlie Brown? Não é o único. Todo ser humano deseja uma vida significativa. Todos nós precisamos saber que somos necessários e que o que temos a oferecer ao próximo tem valor.

Não importa quanto é bem-sucedido, importante ou realizado, você precisa de outras pessoas. Por isso, deve mostrar que a ajuda delas é fundamental. É hora de deixar o orgulho de lado e parar de tentar fazer as coisas sozinho. Lembre-se que sempre haverá ao seu lado alguém esperando ansiosamente para ser chamado para ajudar. Dê mais valor à essas pessoas, pois pode ser que no dia em que você se der conta de que precisava delas, elas não estejam mais disponíveis para te ajudar.

"O maior elogio que recebi foi quando uma pessoa perguntou o que eu pensava e escutou minha resposta." - Henry David Thoreau

give me some poison, baby!

Um comentário:

tay disse...

Belo texto Fer...Parabéns! Imagine eu como professora quantas vezes já me senti como o Charlie Brown! rsrsrsr