domingo, 7 de novembro de 2010

Aprendi no ENEM

- por Fer
(sim, estou repetindo imagens)

Não adianta tentar mudar de assunto não, porque esse fim de semana só se falou em ENEM. O tal Exame Nacional do Ensino Médio, tão famoso por seus "probleminhas" que sempre dão as caras todo ano. Ou a prova é roubada, ou o gabarito tá trocado, ou dá erro no caderno da cor tal... Sempre tem algo para dar errado, portanto, já se acostume.

Uma das principais características do ENEM é te fazer perder a paciência com as 90 questões de cada dia. Como se já não bastasse você perder o seu fim de semana inteiro sentado numa carteira tentando adivinhar o que o cidadão que formulou a pergunta quer que você faça, você só tem como seu aliado uma simples caneta preta BIC, de tubinho transparente. Não pode usar lápiz, lapiseira, borrada, celular, calculadora, nem relógio. Ainda bem que todo mundo sabe ver as horas pelo Sol...

Agora deixa eu contar-lhes sobre a minha primeira experiência ENEMática. Para a minha sorte (ou não), eu fiz as provas no mesmo colégio que eu estudo. Agora você pensa: "Nossa, que bom! Foi fácil para você se localizar". Fácil uma ova! Atravessei corredores, subi escadas, mais escadas, virei, virei, virei, segui as placas, e fui parar numa salinha que eu nem sabia que existia. Pois é. Cheguei lá, assinei uns papéis, e em um deles preenchi o meu nome num espaço quadriculado que eu fiquei louca para pintar de preto e branco, intercaladamente. 

Meu primeiro dia até que foi... Meio pelo rumo, mas foi. O único "probleminha" foi que os títulos do gabarito estavam trocados e blábláblá. Vocês já devem saber disso. E como eu saí da sala lá pelas 16 horas (3 horas de prova), não pude levar o caderno de questões embora. Já no segundo dia (hoje), após algum tempo de prova, comecei a ouvir galinhas cacarejando (sim, na escola onde eu estudo existe um galinheiro. Eles pensam que as criancinhas gostam de ver galinhas... Até parece mesmo.) Mas não era um simples cacarejar, era mais para uma revolução galinácea, tipo como no filme A Fuga das Galinhas. Resultado: comecei a ter um ataque de risos. Resultado 2: a monitora me olhou com cara de "poucos amigos". Ainda bem que eu me controlei rapidamente. Hoje fiquei mais angustiada. As pessoas foram embora muito rápido da minha sala, e eu acabei ficando com medo de ser uma das 3 últimas e ter que esperar os outros dois terminarem as suas provas em passo-tartaruga. Minha pressa me fez escrever "comtemporânea" na redação, e nem tive como corrigir. Saí da sala às 17 horas, e também não pude levar o caderno de questões.

Apesar de tudo, foi legal. Aprendi várias coisas com o ENEM, como você poderá conferir na lista abaixo, feita carinhosamente pelos usuários do Twitter:

Que aqueles anúncios que todo mundo acha que é spam, podem ter palavras que o Bill Gates não gosta.
"Cuidado com o que você vai publicar: você quer mesmo que todo mundo saiba detalhes de sua vida afetiva e sexual?"
Que depois da questão 130 o Freud tava twittando em egípcio com machado de Assis que media o diâmetro de Júpter com um rodo!
Que Monabean pode não ser uma bela pintura... Mas é muito engraçada.

 (motivo do meu segundo ataque de risos)
Que se você botar água fervendo numa seringa ela pára de ferver.
Que o Brasil comprou o Acre, que se eu virar traficante eu fico rica e que a Mafalda tomou vacina contra o Despotismo.
Que eu não devo acreditar em tudo o que eu leio no Wikipédia. (trabalhos escolares fail)
Que o Brasil pagou 2 milhoes de libras esterlinas para comprar o Acre e fazer borracha, mas eu não posso usá-la na prova.
Que talvez existam lápis com calculadora, relógios com bluetooth, borrachas com Wi-fi e apontadores com internet.
Que se você fala pouco no twitter ninguém vai te seguir, mas se você fala demais, as pessoas vão deixar você de lado.
Que as pessoas não gostam de saber que você está comendo um lanche.
A cantar a música Viva La Vida do ColdPlay .
Que depois da 40ª questão você já está vendo Tiradentes fazendo feijão tropeiro com a ética para Napoleão apagar linhas de Júpiter.
Que depois da questão 171 já estou vendo Mr.Bean abraçando tronco de madeira e fumando passivamente em Júpter com corasambarim.
Que para todo dono de um banco se livrar dos funcionários é só cobrar por cada vez que o cliente for pedir infomação.
  Que a terra cabe 58 vezes dentro de Júpter.
Que todas as manhãs quando acordo, experimento um prazer supremo: o de ser Salvador Dalí.
Que bois tem preferência por bebedouros semicilíndricos ou em forma de cone circular reto.
Que se você colocar as coordenadas geograficas numa garrafa e jogá-la ao mar, você recebe uma foto de um garoto da Noruega.
Que dá pra fazer uma consulta paranormal com Freud pela internet.

Esses e outros aprendizados você pode conferir no Twitter, pesquisando pela tag #aprendinoenem.

give me some poison, baby!

Nenhum comentário: