segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Independência

- por Nanda


Qual a primeira coisa que vem à sua cabeça quando ouve a palavra 'independência'? Será que é algo mais adolescente, pensar que daqui a alguns anos você estará morando sozinho (a)? Ou algo mais histórico como um país se tornando independente? Mas, no final das contas, não será a mesma coisa? Nas duas situações, teremos fatores parecidos mas em dimensões diferenciadas.

Olhando pelo ponto de vista adolescente, será que é tudo como a gente imagina? Viver na 'aba' dos nossos pais, carro na garagem a hora que quisermos sair e não dar satisfação à ninguém? Ou uma coisa mais 'cheia de responsabilidade' como ir todos os dias trabalhar ou estudar, chegar em casa e se preocupar com comida, limpeza, contas...?

Eu imagino que, apesar de ser bem mais vistosa a primeira opção, você não quer um futuro inteiro na aba dos seus pais, certo? Ou não, né? Porque tem muita gente que pensa que os pais viverão para sempre e que o dinheiro dá em árvore (como diz meu querido pai). E, falando nele, é ele quem sempre abre meus olhos para essas situações meio futuras.

Diz que eu preciso estudar muito e trabalhar duro para conseguir todas as coisas que eu quero. Que a vida não é tão fácil como pareceu até hoje. Algum dia, essa fortaleza que eu chamo de casa agora vai ser só um lugar que eu visitarei, um lugar onde passar as férias. Porque o meu futuro será longe daqui. Pelo menos é o que eu pretendo.

E é isso o que é a independência. Você conseguir se imaginar num lugar diferente dos seus pais, diferente do que você viveu até hoje. E conseguir enxergar tudo isso com as experiências que ganhou até hoje, sem ajuda de mais ninguém.

independência subst f independência [ĩdəpẽ'dẽsjɐ] 
1 estado qualidade de ser livre, de não depender de ninguém ter independência financeira

give me some poison, baby!

Nenhum comentário: