terça-feira, 23 de novembro de 2010

Corrigindo os ditados populares

- por Fer
Ditado popular é uma coisa tão... popular que muitas vezes você fala só porque ouviu alguém falar, sendo que talvez nem saiba o real significado e utilização dele. Pois bem, pior do que repetir é repetir errado. Querem aprender o corrreto dos tais ditos populares? O Poison Ivy te ensina!

No popular se diz: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bichocarpinteiro'. Minha grande dúvida na infância: mas que bicho é esse que é carpinteiro?  Um bicho pode ser carpinteiro? Correto: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro'. Fez mais sentido agora, hein?
'Batatinha quando nasce, se esparrama pelo chão.' Enquanto o correto é: 'Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.' Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele? Aula de biologia feelings.

'Cor de burro quando foge.' Burro muda de cor quando foge? Por que? E que cor é essa? O correto é: 'Corro de burro quando foge'.

Outro que no popular todo mundo erra: 'Quem tem boca vai à Roma.' Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar. Mas o correto é: 'Quem tem boca vaia Roma.' (do verbo vaiar).

Outro que todo mundo diz errado: 'Cuspido e escarrado' - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa. O correto é: 'Esculpido em Carrara.' (Carrara é um tipo de mármore)

Mais um famoso: 'Quem não tem cão, caça com gato.' Entendia também, errado, mas entendia. Se não tem o cão para ajudar na caça, o gato ajuda. O correto é: 'Quem não tem cão, caça como gato." Ou seja: sozinho.

Pequenos detalhes que fazem uma super diferença. A sua professora de português que o diga!

give me some poison, baby!

Nenhum comentário: