domingo, 14 de novembro de 2010

Astrology Zone

- por Fer

Quem nunca baseou um dia sequer da sua vida na previsão astral que leu em algum lugar? Há quem acredite fielmente no seu horóscopo semanal e não faça nada que não esteja de acordo com o mesmo. Eu simpatizo com o horóscopo, mas isso não quer dizer que eu deixe de viver a minha vida da maneira que eu quero por causa dele. Até porque, isso seria muita ignorância da minha parte.

Mesmo não acreditanto muito, eu ainda leio horóscopos diários/semanais/mensais, mais por curiosidade mesmo. Vai que os astros acertam, não é? Mas vamos diretamente ao ponto. Faz algum tempo que eu descobri (não lembro por onde) um site de uma astróloga mundialmete famosa e reconhecida. Quem? Susan Miller.


Nascida em Nova York, a astróloga Susan Miller virou um fenômeno de audiência. Com 18 milhões de pageviews por mês, o website de Susan, o Astrology Zone, publica todos os meses as previsões dos doze signos do Zodíaco abertas para leitura. Ainda que elas sejam escritas em inglês, atraíram uma legião de leitores no Brasil, onde os conselhos da astróloga são comentados em blogs (aê Poison Ivy!) e no Twitter.

Susan começou a se interessar por astrologia depois que teve um problema sério de saúde na adolescência. Quando criança, gostava de costurar vestidos para suas bonecas e cozinhar. Mais tarde, formou-se em Negócios. Para uma astróloga - que, aliás, não revela seu próprio signo - ela é bem pouco radical: "Astrologia deve ser usada para planejar", alerta. "Eu nunca pediria a data de nascimento de uma pessoa antes de contratá-la - meus instintos e inteligência é que definem isso".

Em entrevista ao IG, Susan contou como criou o Astrology Zone, falou da infância e da mãe e explicou como vê as críticas contra a astrologia.

Quantas visitas o Astrology Zone recebe por dia? A maioria delas é dos Estados Unidos? Ou vocês recebem um número significativo de visitantes de outros países?
O Astrology Zone nasceu em 14 de dezembro de 1995, e hoje tem 18 milhões de pageviews por mês, o que estimamos em 6 milhões de visitantes únicos. As visitas provenientes dos Estados Unidos representam apenas 51% da minha audiência.

Que assuntos atraíam você quando pequena? Você já se interessava por astrologia?
Minha mãe é astróloga, mas ela manteve seus conhecimentos secretos, e fazia mapas apenas para pessoas da família. Quando eu era pequena, me sentia atraída pela arte e pela fotografia, poesia e pintura. A astrologia só entrou na minha história quando eu tive de lutar pela minha vida, aos 14 anos. A partir daí, eu fiquei muito motivada a descobrir se eu voltaria a andar um dia.

E como esse interesse se desenvolveu?
Eu nasci com uma condição rara, uma hemorragia interna que oferecia risco de vida. Quando os médicos descobriram o problema, na minha adolescência, corrigi-lo se mostrou catastroficamente difícil e eu tive de passar minha vida toda lidando com a dor e com complicações na minha perna esquerda. Aos 14, eu queria saber se voltaria a andar novamente, o que era muito incerto. Eu ando bem, e a astrologia previu que eu andaria, mas é claro que nada acontece somente pela astrologia. Você deve lutar pelos resultados! Eu tive sorte porque tive médicos ótimos, morava em uma cidade como Nova York, que é um grande centro de pesquisa, e tive um apoio maravilhoso da minha família.

O que a inspirou a fazer o Astrology Zone?
Quando a Time Inc. me ofereceu uma coluna, eu soube que era a oportunidade que minha mãe sempre havia previsto para mim. Olhando para meu mapa quando eu tinha 10 anos, ela disse: "Em primeiro lugar, você vai ganhar a vida escrevendo. Mais tarde, um novo meio de comunicação, que ainda não foi inventado, vai mudar a forma com que você trabalha e será o canal pelo qual você fará sua contribuição ao mundo". Minha mãe estava prevendo a Internet.

Você imaginava este sucesso quando lançou o Astrology Zone? Há muitas pessoas, inclusive aqui no Brasil, que segue seus conselhos. Como você se sente atingindo tantas vidas?
Uau, sério? Eu tenho leitores no Brasil? Fico tão feliz de saber disso! Como o meu site não é em Português, eu sempre presumi que pouquíssimas pessoas me lessem no país! Quero ir ao Brasil, e fazer amigos aí.

O que você acha que torna suas previsões tão especiais?
Essa é uma pergunta difícil. A Internet me permite escrever tanto quanto eu gosto e eu acho que isso é uma vantagem. Eu acho que uma tendência astrológica deve ser explicada claramente e em detalhe. Revistas e livros simplesmente não têm o espaço necessário para explicar as coisas dessa forma. A Internet me permitiu alcançar este sucesso. Também gosto de fazer por meus leitores o que minha mãe fez por mim. Quando eu estava muito doente, ela nunca chorou na minha frente - ela sempre me animava e me encorajava da melhor forma possível. Em meu trabalho, preciso aliviar o sofrimento dos outros, assim como alertar as pessoas para as possibilidades que estão lá para elas. Quero mostrar aos meus leitores que há maneiras de fazer a vida mais interessante. Quero que eles vivam criativamente, com entusiasmo.

Você considera a astrologia uma ciência?
Muitas pessoas discutem se a astrologia é uma arte ou uma ciência. Eu acho que são ambas as coisas. Astrologia é baseada na posição dos planetas - a NASA (agência espacial americana) nos dá estas posições. E os astrólogos usam a geometria para ver os ângulos. No entanto, a interpretação da astrologia é uma arte, e requer experiência. Apenas um aspecto não faz uma tendência - você precisa ter dois ou três planetas dizendo a mesma coisa para criar uma tendência. Um astrólogo precisa treinar a mente de uma forma que permita avaliar muitos aspectos de uma vez, o que é bem difícil de fazer, mas possível de se fazer com o tempo.

Como você lida com as críticas dos céticos em relação à astrologia?
Todo astrólogo, incluindo eu mesma, ingressa na astrologia como um cético. Ninguém acredita de antemão. Não sabemos porque a astrologia funciona, então não conseguimos explicar porque as previsões são tão reveladoras - mas elas são. Eu sugiro a todos os críticos que passem um tempo estudando para entender a base da astrologia. É fascinante - a astrologia foi desenvolvida em 2500 antes de Cristo, na Babilônia, e os egípcios a tornaram conhecida. E continua a ser útil hoje, séculos depois.
Casa pessoa acredita no que lhe convém, e um dos motivos da astrologia ter tantos "seguidores" é o fato de muitas vezes as previsões coincidirem com o que está acontecendo na sua vida em determinado momento. Sendo verdade ou não, acho que ninguém tem realmente a capacidade de dizer se essas previsões dão certo, afinal,  a astrologia ainda é um mistério.

give me some poison, baby!

Um comentário:

cbt disse...

Eu sigo uns twitters que postam coisas sobre signos e tal, e vejo no facebook, mas eu não acredito muito não. Mas as vezes, dá tããão certo que dá medo AUHAUIUIA quando é assim, no dia seguinte eu passo o dia todo pensando o que a situação tem a ver com o meu horóscopo, pff. Acho que mesmo que eu queira não me viciar e ficar pensando nisso, não tem como XD
Sobre o site, pra uma página que recebe tanta visita, tá precisando de uma reforma hein? Achei tudo muito 'sem nada' .-.
Vou continuar vendo, vai que eu mudo de idéia :D