- por Fer
Há quem dia que escrever é um dom, e que algumas pessoas já nascem com ele. Discordo. Que algumas pessoas se relacionam melhor com as palavras, é verdade. Não há como negar! Todavia, isso não quer dizer que seja impossível preencher algumas folhas com algumas frases.
Uma folha em branco geralmente nos deixa apreensivos. Como enchê-la? Começamos a jogar palavras, cuspí-las, torcendo para que tudo tenha um sentido lógico no final. E ao contrário do que muitos pensam, até as pessoas que são ditas como boas escritoras podem sentir aquela afliçãozinha no fundo do peito ao pegar numa caneta.
Tantos pensamentos, tantas coisas a dizer, e sem saber como passá-las ali. Como transformar pensamentos vagos em um texto coeso? Não vou dizer que é fácil, porque não é. Mas também não direi que é impossível. O melhor a se fazer, antes de iniciar qualquer texto, é esvaziar a sua mente por alguns minutos. Esqueça dos problemas da vizinha, pare de se preocupar com o cachorro que está latindo. Agora é só você e o papel.
Após isso, pense somente no assunto do seu texto (o tema, por assim dizer). Um turbilhão de pensamentos invadirá a sua mente (fenômeno conhecido como brainstorm), e antes que você comece a se perder entre os seus neurônios, anote todas as coisas que percorreram a sua cabeça. É importante aqui o conhecimento prévio e a opinião formada que você já deve ter sobre determinado tema. Feito isso, organize as ideias escritas, risque as que não prestaram, enumere as boas numa sequência lógica e, partindo para o texto em si, desenvolva-as.
Lendo aqui você pode pensar que esse processo todo é difícil, mas te garanto que é muito mais simples do que você imagina. E o resultado final será muito melhor, acredite!
give me some poison, baby!
Um comentário:
Ta aí uma boa dica pro pessoal que morre de medo de redação, né?! Com os vestibulares chegando no fim do ano (ou no inverno, dependendo da universidade) é bom ir treinando e pegando as "manhas"
:P
Postar um comentário