segunda-feira, 17 de maio de 2010

Amor vs Paixão

- por Nanda


Oi gente! Não sei se já falei pra vocês, mas adoro a última página da Capricho. Além de me dar a sensação que eu li a revista até o final, a última coluna é sempre a mais interessante. Na Capricho que tem a Miley como capa, a última página expressava a opinião da colunista sobre as diferenças entre amor x paixão. E é sobre isso que eu vou escrever pra vocês, porque eu também tenho minha opinião.

Todo mundo diz que paixão é algo mais passageiro, mais fogoso e acaba logo, quando você acha outra pessoa melhor do que a anterior. E dizem que o amor dura pra sempre, sometimes. E eu discordo. De algumas coisas.

Pra mim, a paixão é algo mais físico. A necessidade de contato físico é algo que a gente SEMPRE vai correr atrás, porque a gente PRECISA. Não é só com um beijo. É com um abraço de um amigo muito especial, de quando ele te esquenta quando você está com frio. Até aquele moletom que você tanto gosta, que te deixa quente e é super confortável serve como exemplo. Ok, péssimos exemplos. Eu me fiz entender? Acho que paixão é uma coisa que vem JUNTO com o amor, ou seja, a gente não pode tomá-los como duas coisas diferentes. E, se não vem junto, é uma coisa que antecede o amor.

Mas, titia Nanda, e o amor? Bom, o amor é um sentimento mais profundo. Aquele que te faz tremer as pernas quando vê aquela pessoa especial, que te faz perder o ar só de ouvir a voz. Sabe aquelas famosas 'borboletas no estômago'? Você pode achar que nunca sentiu isso, mas já sentiu sim. Sabe quando você está pulando em uma cama elástica e, às vezes, quando você está bem no alto e acha que não vai conseguir voltar, sente um friozinho na barriga? Se você já teve a mesma sensação ao ver alguém, é porque você já sentiu as borboletinhas na barriga! É quando o seu sorriso fica tipo Demi Lovato quando você ouve o nome da pessoa. Quando você conta os minutos só pra poder vê-la, mesmo que seja de longe, dar um tchauzinho. E que, mesmo você sentindo TODAS essas coisas, às vezes, pra você, seja o suficiente ser 'apenas amigos'. Porque é melhor isso do que viver longe dela. É esconder esse tamanho de sentimento por medo de se machucar. Resumindo: pessoas que amam são sadomasoquistas! Preferem se machucar para que a pessoa amada seja feliz, mesmo que seja sem você. Complicado, né? 

Sorriso/Grito Demi Lovato
 
E o amor não é pra sempre. Pelo menos em alguns casos. Ah, fala sério, você não vai querer passar a vida dizendo que ama SÓ uma pessoa! Além do que, o amor existe em vários graus. Desde o obsessivo, por aquele gatinho que não existe uma mínima possibilidade de conhecer (Nick Jonas, aguarde-me!!) até o amor materno ou o amor que você tem pelo seu irmão, por mais que as vezes, não transpareça.

Em uma tarde de trabalho, a gente começou a discutir esse assunto. Como são 2 meninas e 4 meninos, imagine como é difícil a gente ter um 'debate' sobre isso. E, minha cara amiga, eu te pergunto: por que é tão difícil homem acreditar que existe amor? Todos os meninos que trabalham comigo disseram isso. Por que, meu Deus? Será que vão mudar de ideia quando acharem suas 'soul mates'? Será que isso é só fachada? Acho triste pessoas que não acreditam. Depois da amizade (que é um ótimo assunto para um próximo post), é o MELHOR sentimento ever! Mas é claro, quando controlado.

Quem assiste The Big Bang Theory, já viu que nada é pior do que uma expressão desse sentimento prematura. Por mais que as pessoas achem isso, TE AMO não é BOM DIA! Não saia falando pra qualquer um, pra alguém que você acabou de conhecer. Amor é um sentimento importante e, quando for expressá-lo, que seja no momento certo. E, além de tudo: que você realmente sinta isso. Você enganar uma pessoa dizendo isso é pior do que matar criancinhas recém nascidas. E, quase pior que matar criancinhas é torturá-las. Se você sente e tem certeza disso, fale. Arranje um momento apropriado, é claro, e diga com todas as letras: EU TE AMO! Você pode deixar alguém mais feliz do que se achasse um bilhete premiado da loteria e desse por pura vontade.

Eu sei que minhas comparações são um pouquinho esquisitas, mas todo o assunto é muito difícil de ser debatido. Ainda existem muitas convergências de ideias. Tome como exemplo músicas que tenham como tema esse assunto. É o que não falta! Por mais que você ache que algumas músicas falem de coisas totalmente sem noção, são códigos, formas diferentes de expressar o amor, como minhas comparações. Taylor Swift é um exemplo. Do que você acha que fala em 'Fifteen' ou 'American Girl'? Ou a Miley, com 'Good and Broken'? E outro ótimo exemplo é 'Amazed' da Vanessa Hudgens. Mas, do que vocês estão reclamando? Vai me dizer que nunca amou um moletom quentinho?


give me some LOVE, baby!

2 comentários:

Unknown disse...

lembra que a gente falou sobre o sorriso da demi? hahahaha (ou nao foi contigo? ._.)

enfim, ótimo posto.
borboletas no estômago sempre me fazem lembrar de quando eu gostei de um garoto por muito tempo e ele não sabia... aaah. good times, good vibes.

Fernanda disse...

UIDHSAUIDHAS foi comigo sim!
que bom que gostou! e me fez lembrar de muita coisa tbm. estou com saudade de me apaixonar.