domingo, 16 de maio de 2010

E ainda se dizem alternativos

- por Fer

A sociedade contemporânea me incomoda. Não a sociedade em si ou o sistema econômico regente, mas os membros dessa sociedade. Porque ninguém está satisfeito em ser o que é, e sempre ficam tentando inovar. O problema é que nem sempre (ou quase nunca) essa inovação é realmente nova, por assim dizer. Não está entendendo? Serei mais clara: se as pessoas fossem mais originais o mundo seria melhor.

Estávamos todos vivendo bem, cada um seguindo a tendência que mais lhe cabia, e éramos todos felizes. Mas então, surgem aqueles que querem ser alternativos e não conseguem: refiro-me a esses grupinhos que acham que estão ~abalando~ as estruturas, que acham que todas as pessoas ficam comovidas ao vê-los na rua e que acham que as mesmas pensam: “nossa, isso que é uma juventude revolucionária.

...

Revolucionária é o cacete.

Bons mesmo eram os revolucionários de 40 anos atrás, que quando queriam se rebelar conseguiam. Movimentos como o rock, o punk, esses sim foram originais e conseguiram seus objetivos. Farei uma breve comparação:

40 anos atrás:
Quando você via um adolescente (não necessariamente um adolescente) usando um coturno, vestido de preto, com maquiagem pesada, cantando músicas que pareciam de adoração ao demônio, o que ele era: um rockeiro.

Hoje:
Quando você vê um adolescente (não necessariamente um adolescente) usando um coturno, vestido de preto, com maquiagem pesada, cantando músicas que só falam de como o mundo te odeia, o que ele é: um emo.

Como grande admiradora do movimento rock (não estou dizendo que sou rockeira, pois ainda me falta muito para ser isso - e não quero ninguém me chamando de poser depois), uma das coisas que mais me irrita é ver esses adolescentes se cortando, chorando nos cantos e ainda chamando de rock músicas que eles ouvem e que não dizem nada além de se lamentar da vida que os mesmos levam. O pior de tudo é ver o suposto sofrimento na voz do cantor (entre razões e emoções a saída é fazeeeeeeeeeeer valer à penaaa – orgasmos). Depois vieram a chamar esse tipo de música de Emocore.

Podem até ter tentado resolver a questão da música, mas ainda assim, tem todo o resto. Com relação às roupas/acessórios/etc:
40 anos atrás:
Quem você via usando os seguintes trajes, etc, era o que? Rockeiro.
Hoje:
Quem você vê usando os seguintes trajes, etc, é o que? Emo.

Te pergunto: os emos inovaram ou copiaram? Deixarei vocês pensando.

Não sei, mas acho que seria muito mais “alternativo” se os emos inventassem a própria moda, tipo: por que ao invés de vocês colocarem todas as tendências internacionais na sua frágil personalidade (estampas xadrez, calça skinny, por exemplo) vocês não inventam a própria moda? Seria o pico da psicodelia ver vocês como realmente diferentes. Acharam difícil demais? D:

Pois bem, irei dar-lhes uma idéia (e se essa idéia funcionar exijo meus direitos autorais depois) que ninguém ainda teve a capacidade de usar: ROUPA DO AVESSO! Seria a solução de todos os problemas, já que vocês seriam os únicos a usarem a roupa do avesso. Se seria para não ser comparado injustamente a vocês ou para não ser tachado de idiota, não tenho certeza, mas ninguém usaria.

Dado a minha solução para o problema emo, passo para a mais nova tentativa (super #fail) de se parecer diferente: os coloridos. Desenvolvi minha própria teoria:

Alguns emos estavam cansados de sua triste vida preta e branca e resolveram inovar (HAHAHA, sintam a ironia na minha risada) mais uma vez. Com a ajuda da fadinha da luz, eles conseguiram sair do caminho das trevas e ir em direção ao arco-íris. Ao passar pelo arco-íris, eles sugaram todas as cores presentes ali e se tornaram os coloridos.

Percebam a mudança drástica: quem antes reclamada que a vida era cruel, que ninguém gostava deles e que o mundo tinha formado uma facção para destruí-los, agora ficou todo feliz, alegrinho, falando de como o amor é bonito e de como irão conquistar suas ~garotas radicais~. HM Erroneamente, assim como os emos, eles acreditam que as pessoas que os vem nas ruas pensam: “nossa, que sensíveis e carinhosos”. Porém, eu fico realmente triste em lhes dizer que eles pensam: “QUE PORRA É ESSA?”.

E aqui estamos nós, mais uma vez prejudicados por causa desses cidadãos pseudo-alternativos. Não é que novamente eles colocaram todas as tendências internacionais na sua mais frágil personalidade? Calças coloridas, por exemplo. Na Europa, era super digno usar uma calça azul, vermelha, verde, etc. Foi só a tendência chegar ao Brasil que os pseudo-alternativos usaram e abusaram de mais essa tendência. E quanto à nós, cidadãos normais? Não podemos usar, pois não queremos correr o risco de sermos chamados de coloridos.

Acho tudo isso uma puta falta de sacanagem e, por mim, emos e coloridos poderiam se juntar e formar uma aquarela. Bem longe daqui.

Obs.: em momento algum eu falei mal de alguma banda, dos emos ou dos coloridos. Tudo isso foi apenas uma análise dos fatos que ocorrem em nossa sociedade, e qualquer semelhança com uma pessoa (viva ou morta) é mera coincidência.

give me some poison, baby!

Um comentário:

tay disse...

O movimento do rock de hoje realmente está longe de ser o de antes, muitas vzs as coisas mudam e nem sempre é pra melhor, acho q a com a música foi assim, mas quanto as tendências acho q os EMOS se vestem já por pura influência do q um dia foi moda entre nós, em tempos de internet, democracia, feminismo, pouco se cria e muito se copia.Só acho q as pessoas de antigamente liam mais, e tinham um ideal, mais cultura e hj só se copia muitas vzs nem entendem bem o q estão copiando! É isso!! Muito bem argumentado seu texto!