domingo, 11 de abril de 2010

Poison Ivy indica: Opúsculo

- por Fer

A indicação de hoje é especialmente direcionada àqueles que odiaram a saga Crepúsculo ou então àqueles que gostaram, amaram, mas que têm senso de humor. Opúsculo (no inglês, Nightlight) é um livro paródia de Crepúsculo, produzido pelo grupo The Harvard Lampoon, que já fez sátiras de sagas famosas como “O Senhor dos Anéis”. De uma forma hilariante, eles conseguiram deixar a história de Crepúsculo muito mais engraçada, mas para entendê-la, é preciso que você tenha um conhecimento básico pelo menos do primeiro livro da saga, se não você não vai entender as referências e tals. Outra coisa legal é que o livro faz referências também à assuntos mais atuais, como a série True Blood, o filme Alvin e os Esquilos e à morte do rei do pop, Michael Jackson.

Vou contar como foi a minha aproximação livro+fernanda. Estava no shopping e tinha ido até a livraria de lá. Por mais incrível que pareça, eu não comprei NENHUM livro, quando o normal é eu sair com uns 2 ou 3. Fiquei complexada por não comprar nenhum livro; não pela falta de dinheiro, mas porquê os livros pelos quais eu me interessei eram todos séries (Pery Jackson - 4 livros, Diários de Vampiro - 3 livros) e eu precisava de um livro 'único' para eu ler antes da 'prova do livro' da semana seguinte. Desapontada, continuei meu passeio pelo shopping com o meu pé me matando. Aprendi que um salto de 12cm não é o mais indicado para uma tarde no shopping. Whatever.

Fui nas Lojas Americanas pra comprar alguns dos ovos de páscoa que faltaram e enquanto tava por ali fui para a sessão de livros apenas pra distrair, porquê eu odeio a sessão de livro das Americanas (nunca tem novidade lá e os livros são sempre os best sellers do ano passado-ado-ado e livros sem sucesso). Parece que me enganei dessa vez. Não sei direito o que foi, mas senti uma mudança na gravidade e fui atraída não mais pelo centro da nossa gloriosa Terra, mas por um livro incomum. Ou melhor, comum, porque reconheci o design dele mas nunca tinha o visto. E o que me deixou mais curiosa foi o fato de ter uma maçã comida ao invés de uma maçã inteira na capa. Me aproximei, seduzindo.


Quando li "Opúsculo: A paródia", tive certeza de que falava dos assuntos Twilightianos. Virei-o e comecei a ler a sinopse. #vouconfessarque é muito difícil eu rir de verdade ao ler a sinopse de um livro (ainda mais em público, no meio da loja, com todos e olhando e pensando "essa garota tem problemas?"). Por que eu ri? Veja:

“Sobre três coisas eu estava absolutamente certa: Primeira, Edwart talvez fosse, muito provavelmente, minha alma gêmea. Segunda, existia uma parte do vampiro dentro dele – que eu presumia que estivesse completamente fora de seu controle – que queria me ver morta. E terceira, eu incondicionalmente, irrevogavelmente, impenetravelmente, heterogeneamente e ginecologicamente desejava que ele tivesse me beijado.”

A desajeitada garota obcecada por vampiros chega à cidade de Switchblade e observa estranhos acontecimentos. Um geek com nenhum interesse por garotas deixa seu almoço no prato e a salva de uma bola de neve ocasionando a revelação: Edwart só pode ser um vampiro.
(tinha mais um pedaço, que era o mais engraçado , mas como eu não estou com meu livro aqui e não achei nenhum lugar na internet com a parte que eu queria, fico devendo pra vocês)

Enfim, o livro conta a história de uma menina chamada Belle Goose, que se muda para uma cidade nova, Switchblade (Blade, entenderam, né?) e conhece Edwart Mullen. Só que a menina é uma completa desorientada! Ela acha que tá arrasando e não passa de uma completa fracassada. Sim, ela é obcecada por vampiros e acha que o esquisitão da escola, Edwart, é um vampiro maravilhoso que está completamente apaixonado por ela. No meio de seus desvaneios, Belle chega as mais ridículas conclusões sobre a vida, e acho que é isso que deixa o livro engraçado...

(sobre a capa do Nightlight estar diferente da do começo do post: acredito que essa era a capa original do livro, mas sofreu pequenas mudanças, como um aumento da maçã e a retirada da manga do braço)

Aproveitem que custa apenas $19,90 e vão adquirir um pouco mais de cultura. Ou não.

give me some poison, baby!
 

Nenhum comentário: