sábado, 27 de fevereiro de 2010

Cheerleading

- por Nanda

Oi gente, tudo bem com vocês? Sim, eu quis norte-americanizar um pouquinho o blog hoje.


As cheerleaders, conhecidas no Brasil como animadoras de torcida, são aquelas meninas (e alguns meninos) que usam a música, dança e ginástica para fazer com que os torcedores fiquem mais animados e incentivem os jogadores. Essas cheerleaders aparecem MUITO em filmes adolescentes americanos e são mais frequentes em esportes de equipe, como o basquete (HIGH SCHOOL MUSICAL hihi) e futebol americano. Além dessas meninas de uniformes supercool animarem torcidas, existe campeonatos específicos de cheerleading. Geralmente são entre estados diferentes (nos EUA) como naquele filme As Apimentadas (se vocês forem assistir, assistam o segundo! É muito melhor!). No Brasil, o esporte foi introduzido oficialmente em 2008 pela Comissão Paulista de Cheerleading.


O esporte surgiu em 1884, na Universidade de Princeton. Na época, somente os homens participavam. Na primeira metade do século XX (anos 30) o esporte já se fazia presente em outras universidades e as mulheres passaram a participar como Cheerleader. Devido ao crescimento do interesse pelo esporte, em 1997, a ESPN passou a transmitir as competições de Cheerleading nos Estados Unidos.  Nos anos 80 e 90 o esporte passou por um momento difícil, pois sua imagem, devido ao enfoque dos filmes da época, era associada a meninas fúteis, burras ou sem índole moral. Somente em 2000, com o lançamento do filme Bring it on (As Apimentadas), o esporte passou a ser encarado e forma mais atlética e séria.

No Brasil o esporte é pouquíssimo praticado. Com a inclusão do futebol americano principalmente em São Paulo, as Cheerleaders começaram a aparecer e hoje existe a Comissão Paulista de Cheerleading, um órgão sem fins lucrativos com o objetivo de divulgar o esporte no estado.
Nos meus mais desesperados sonhos, eu queria ser uma Cheerleader do Dallas Cowboy, adoro os pom-pons e as roupas e as coreografias *-* . Pra vocês terem uma noção de quanto é legal, assistam o vídeo aí.
Infelizmente, não consegui achar a apresentação que eu queria, que era elas em um jogo, dançando 3 da Britney Spears, o vídeo foi tirado do YouTube. E nenhuma das apresentações em jogos tem vídeos bons. Então eu coloquei esse aí, se vocês se interessarem e quiserem forçar um pouquinho a vista de vocês, procurem por 'Dallas Cowboy Cheerleading' no YouTube que tem vários vídeos lá.


Aii, consegui achar um mais ou menos.


 

give me some poison, baby!

2 comentários:

Unknown disse...

Também ADORO cheerleading! Se eu morasse nos EUA eu com certeza seria uma cheerleader. A Miley foi uma e pelo jeito foi ótima *-* own

Unknown disse...

Bruna aqui