terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

#Pancakeday

- por Fer.

Bom dia, delícias crocantes da Fer -NN. Hoje, logo que entrei no Twitter já vi uma tag muito gostosa nos Trending Topic's: #pancakeday . Ao que tudo indica, hoje é o dia oficial da panqueca! iha *-* E como eu acho que 99% da população mundial (segundo os dados da minha cabeça) gosta de panquecas, eu vou falar um pouco mais da história dessas delícias pra vocês e também, o que não poderia faltar, uma receita pra vocês liberarem o seu lado culinário e experimentarem! :D

Panqueca é um tipo de massa frita em pouco óleo sobre uma chapa ou frigideira quente, feita basicamente com ovos, farinha e leite. Existem muitas variações regionais de panquecas, algumas contendo fermento ou outros ingredientes. As panquecas estilo americano (como a da imagem ao lado) levam geralmente chocolate ou mel como molho, acrescentando um sabor especial e doce às panquecas, ou American Pancakes, como são chamadas nos Estados Unidos. Na maioria dos países da América do Sul e Central, as panquecas são um prato totalmente diferentes das panquecas norte-americanas. Elas são salgadas e, embora também levem o ovo como ingrediente principal, são enroladas e servidas com recheio de carne ou frango. Outra diferença é que vão à mesa no almoço, e não do café-da-manhã.

As panquecas são muito antigas; surgiram há mais de nove mil anos atrás na França (euamoafrança*-*). Acredita-se que as mesmas surgiram quando uma mulher derramou, de forma acidental, um pouco do mingau no fogão e percebeu que aquilo cozinhava rápido, era de fácil manuseio e possuía um sabor muito agradável. (simples, né? daqui uns dias eu também vou resolver derramar uma mistura numa panela e criar uma receita muito boa e que vai ficar conhecida pelo mundo inteiro daqui alguns mil anos! Mas é claro que primeiro eu conto a receita pra vocês, amados. :D) 

E agora o momento que todos esperavam, a receita!

Ingredientes:
•1 copo de leite
•1 ovo
•1 copo de farinha de trigo
•1 colher de sopa de óleo
•1 pitada de sal

Modo de preparo (também conhecido como: comofas):
   1. Bata os ingredientes no liquidificador
   2. Pré aqueça uma frigideira de teflon (antiaderente) com uma colherinha de óleo
   3. Coloque a massa na frigideira com o auxílio de uma concha
   4. Deixe assar até que a borda obtenha uma cor dourada
   5. Vire a panqueca e recheie ao seu gosto (carne, queijo e presunto, frango etc) deixando dourar o outro lado
   6. Enrole e reserve-as em um pirex
   7. Cubra com molho de tomate polvilhado com queijo ralado e leve ao forno pouco antes de servir só para aquecer

Obs:
• Sempre que quiser pode aumentar a quantidade, é só dobrar a receita.
• Tirando o sal da receita você pode rechear a panqueca com doce de leite, brigadeiro, nutela, banana, geléia...

Eu ainda não fiz a receita, mas pretendo fazê-la ainda hoje para comemorar o #pancakeday :D Quem fizer, comente o que achou!

give me some poison, baby!

Um comentário:

cbt disse...

Adoro panqueca :D
Eu comi uma vez na casa da minha avó a doce :9 Depois que eu comi eu passei a achar a 'brasileira' horrivel, iuAIUUASDUDSIU
Mas tipo, ela fez a massa doce, mas enrolou... então eu nunca comi uma completamente norte-americana ._.
Vou pedir pra minha mãe fazer hoje a noite pra comemorar o #pancakeday we/