segunda-feira, 15 de março de 2010

E você? Já praticou o bem hoje?

- por Fer.

Hoje eu vou mostrar pra vocês que o Poison Ivy não é só feito de novidades inter/nacionais, piadas e coisas inúteis. Poison Ivy também é social. Convidadas por uma amiga nossa, hoje eu e a Nanda (ou melhor: só eu, porque a Nanda chegou quando já tinha acabado tudo lá) fomos exercer nossa parte solidária para com a sociedade. Aqui em nossa cidade, exite um CAPS (Centro de Atendimento Psicossocial), ou seja, um serviço comunitário que tem como papel cuidar de pessoas que sofrem com transtornos mentais, em especial os transtornos severos e persistentes. O CAPS conta com a presença de profissionais que auxiliam essas pessoas num projeto de inserção social.

E hoje era um dia muito especial para todas as mulheres de lá, porque sería comemorado o Dia Internacional da Mulher (que foi segunda-feira passada). Nessa comemoração, os "professores" (assim chamados pelos pacientes), juntamente com alguns voluntários (como eu), trabalhariam na elevação da auto-estima de todas as mulheres que frequentam o CAPS, através de cuidados como cortar cabelo, pintar as unhas, maquiar e essas coisas todas que mulheres adoram! Enfim, coisas que realmente fazem uma mulher se sentir mulher de verdade.

Quando cheguei ao local, o trabalho já havia começado. As mulheres passavam pelo seguinte processo: 1º: mudança no cabelo (corte, escova, chapinha, tintura,...); 2º: manicure; 3º: maquiagem e 4º: uma foto para comparação do antes/depois. Fui para a área de manicure, e logo elas começaram a chegar. Pintei unhas de amarelo, de vermelho, de rosa clarinho, de rosa chiclet (me apaixonei pela cor), de azul e mais uma vez de amarelo. O legal era que elas escolhiam o que lhes agradava mais (a cor do esmalte, o corte de cabelo, a maquiagem... tudo ideia delas), e claro, obedecíamos. Pra você ver tamanha a minha habilidade como manicure, uma mulher perguntou se eu fazia curso de manicure, e outra até me perguntou em qual salão eu trabalhava! souprofissa.com Algumas mais quietinhas, outras mais tagarelinhas.. Não importa. O que foi realmente gratificante era ver que coisas pequenas, como fazer as unhas, deixaram essas mulheres com um sorriso do rosto. Quando acabou minha clientela nas unhas, eu fui para a área de maquigem. Foi um pouco mais complicadinho, mas deu tudo certo! :D

Tudo terminado, fomos para o lanche. Um belo bolo de chocolate aguardava à todas. Mais algumas fotos e depois todas as mulheres foram cada uma para sua casa, mostrar para seus maridos e/ou filhos a verdadeira mulher que existe dentro delas e que às vezes está adormecida, desaparecida.

O mais legal de tudo isso foi a experiência. Sempre ouvimos aquela história de fazer uma boa ação e a gente até acha interessante, mas quando é que realmente a fazemos? Quando foi a última vez que você ajudou alguém que precisava? Quando foi a última vez que você estendeu a sua mão à alguém que não tem nenhum laço com você, simplesmente como um ato de compaixão? Vivemos num mundo de diversidades, de diferenças.. e por que não falar dificuldades?

E o pior é que na maioria das vezes nós fechamos nossos olhos e ouvidos à todas essas diferenças, quando estas não nos dizem respeito, quando não nos atingem diretamente. O que não percebemos é que é na diferença que encontramos a nossa igualdade como seres. Ajudar alguém que precise, sem pedir nada em troca, apenas para ouvir um simples e sincero "obrigado". São atos como esses que fazem você se sentir mais... humano.

give me some poison, baby!

Um comentário:

Anônimo disse...

me emocionei com esse post *-*