terça-feira, 16 de março de 2010

Te Pego Mano

- por Nanda
 

Oi gente, tudo bem com vocês? O assunto de hoje, apesar de 'acontecer' somente em mulheres, de certa forma, afeta à todos. Se você está pensando que é a limpeza da casa, você é um machista e precisa se curar disso, hoje em dia o mundo é das mulheres, okay? Mas o assunto real é a Tensão Pré-Mestrual, mais conhecida como TPM.

TPM é um conjunto de sintomas físicos e comportamentais que ocorrem na segunda metade do ciclo menstrual podendo ser tão severos que interfiram significativamente na vida da mulher. É uma desordem neuropsicoendócrina com sintomas que afetam a mulher na esfera biológica, psicológica e social. Nesses dias, as mulheres ficam com vontade de brigar com todo mundo, gritar, xingar e chorar sem parar e sem motivo algum. Tudo o que você diz a uma mulher quando ela está na TPM causa um sério problema. É uma doença que ataca 85% das mulheres entre a adolescência e a menopausa, não ataca nenhum órgão especificamente e não é detectada por exames laboratoriais. Por isso, os que não precisam conviver com esse problema todos os meses, freqüentemente julgam as mulheres como exageradas, fingidas ou descontroladas.

 

Porém existem sintomas físicos como: tonturas, dor de cabeça, sonolência ou insônia, náuseas, inchaço nos seios e abdômen, que aparecem, geralmente, uma ou duas semanas antes do início do ciclo menstrual e desaparecem assim que o fluxo se inicia. Isso sem falar na tensão emocional, irritação, ansiedade e depressão, mas todos esses sintomas variam de acordo com a idade, o tipo físico e emocional das mulheres.

Ninguém sabe ao certo a causa da TPM, mas ela parece estar relacionada à variação hormonal que ocorre na metade no ciclo menstrual da mulher, quando se inicia a produção de progesterona, que abaixa o nível de serotonina no corpo. Essa substância está ligada ao estado de humor das pessoas, ou seja, se a serotonina está abaixo do limite de tolerância e fatores externos contribuem para agravar a situação a mulher pode entrar em depressão.

Devido ao grande número de sintomas, classifica-se a TPM em quatro categorias:
•  Tipo A - caracteriza-se principalmente pela ansiedade e agressividade (sensação de estar "no limite");
•  Tipo C - seu principal sintoma é a compulsão alimentar especialmente por doces e chocolate;
•  Tipo D - predominância de sintomas depressivos ;
•  Tipo H - ocorrência, principalmente, de inchaço nos seios (deixando as mamas extremamente dolorosas), distúrbio do sistema nervoso central causando dores de cabeça e dores musculares nas pernas.

O tratamento da TPM varia de mulher para mulher e vai desde a mudança de hábitos à utilização de medicações específicas:
•  Para sintomas leves, a orientação é dieta, exercícios físicos e relaxamento, que ajudam a baixar a tensão. Evitar cafeína, cigarro e álcool é indicado para quem sofre de ansiedade.
•  Já as formas mais severas de TPM e as que estão relacionadas a problemas como agressividade, depressão e choro fácil têm sido tratadas com antidepressivos leves.


Acho que todo mundo que sofre desse problema sabe e não tem dúvida alguma. Você fica irritada tão fácil que todos percebem e comentam. Se você sofre mesmo de TPM não deixa que isso interfira o seu dia-a-dia, em todos os setores. Se isso acontecer é sinal de que você precisa de cuidados de um especialista, como um ginecologista ou psicólogo.

Para você conseguir evitar essa tensão basta fazer atividades que te fazem feliz, nada de estresse, afaste os pensamentos negativos e a necessidade de se sentir bonita mesmo em um domingo à tarde, quando tudo o que você quer é ficar de pijama no sofá chorando com algum filme bobo é válida nessa situação. Se isso te persegue, não desconte em ninguém, ninguém é obrigado a aguentar seus chiliques. E você vai usar isso como desculpa pra qualquer grito que der, acredite, eu faço isso.


Se você convive com uma pessoa assim, eu vou te dar a melhor dica de todas: evite dizer qualquer coisa que a irrite. MESMO! Você não quer ser agredido, certo? Sempre que quiser conversar com uma mulher em TPM, deixe pra depois. Demonstrar amor, carinho e compreensão e, principalmente, comprar um chocolate pra ela são as melhores coisas nesses dias. Ela se sentirá amada e protegida. Na verdade, a melhor dica mesmo é você fazer isso TODOS os dias, ela estando ou não em TPM. Enfim...

Piadinha bem fast aqui:
COMO SOBREVIVER A UMA MULHER COM TPM

PERIGOSO: O que tem pro jantar?
SEGURO: Posso te ajudar com o jantar?
SEGURÍSSIMO: Onde você quer ir pra jantar?
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.

PERIGOSO: Você vai vestir isso?
SEGURO: Nossa, você fica bem de marrom!
SEGURÍSSIMO: Uau! Tá uma gata!
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.

PERIGOSO: Tá nervosa por quê?
SEGURO: Será que não estamos exagerando?
SEGURÍSSIMO: Vem, deixa eu te fazer um carinho...
ULTRA-SEGURO: Aqui, come esse chocolate.

PERIGOSO: O que você fez o dia todo?
SEGURO: Espero que você não tenha trabalhado demais hoje.
SEGURÍSSIMO: Adoro quando você usa esse robe!
ULTRA-SEGURO: Come mais um pouco de chocolate.

Depois de uma TPM, seja muito feliz e gratificada por ter tantos que te amam mesmo depois dessa fase #TENSA de cada mês!
give me some poison,baby.

2 comentários:

Rafael disse...

"Filosofia sobre a mente feminina"
hsuahsuasuahs
já ajudou bastante.
As meninas, quando estão de TPM são... o cão!
hhahaha
"coma um chocolate"
HAHAHA
Essa obsessão or chocolate é sua ou toda menina é assim, nanda?

Fernanda disse...

KKKKK sim, homens precisam aprender mais sobre a mente feminina. principalmente lendo o blog POISON IVY kkk. A obsessão por chocolate é fifty-fifty. metade minha, metade de todas as outras meninas! mas a piadinha foi tirada do @wikipiada