quarta-feira, 17 de março de 2010

St. Patrick's Day

- por Fer.

Primeiramente, gostaría de agradecer à Andressa Bruske que indicou o Poison Ivy no blog dela! É uma honra querida, muito obrigada mesmo! O blog dela é o Chega Mais Menina, deem uma conferida. :D
Agora vamos ao post de hoje. Se você não vive dentro de uma bolha, deu pra perceber que hoje é uma data comemorativa (internacionalmente falando), e se você vive dentro de uma bolha, você não tem a menor noção de que dia é hoje e qual o motivo dele ser comemorado, certo? Pois bem, seus problemas acabaram! Como todos sabem que o Poison Ivy também é cultura, usem a cinzentinha (tecla SAP: massa cinzenta = cérebro) da cabeça de vocês e aprendam alguma coisa útil na sua vida :D

Hoje, dia 17 de março é o Dia de São Patrício (é, eu sei. fica ridículo em português, portanto, voltaremos ao original) - em inglês St. Patrick's Day, que é a festa anual que celebra São Patrício, um dos padroeiros da Irlanda. Nesse dia, as pessoas costumam vertir-se de verde, e os festivais dessa comemoração já duraram até 5 dias (no ano de 2006). Por que esse dia é comemorado em 17 de março? Uma teoria é de que esse foi o dia em que São Patrício morreu.

São Patrício foi um missionário cristão e e santo padroeiro da Irlanda. Quando tinha dezesseis anos foi capturado e vendido como escravo para a Irlanda, de onde escapou e retornou à casa de sua família seis anos mais tarde. Iniciou então sua vida religiosa e retornou para a ilha de onde tinha fugido para pregar o Evangelho. Converteu centenas de pessoas, muitas delas se tornaram monges. Para explicar como a Santíssima Trindade era três e um ao mesmo tempo utilizava o trevo de três folhas e por isso o mesmo tem papel importante na cultura Irlandesa . Ele é muito reverenciado nos Estados Unidos devido ao grande número de imigrantes irlandeses.

Se você tem Twitter, deve ter visto a tag #stpatricksday nos TT's. Se você tem Orkut, deve ter visto uma mudança no logo do Orkut, com um chapéu e um trevo. Se você joga FarmVille deve ter visto aquela "campanha" de arrecadação de ouro para trocar por outros presentes. Tudo isso em homenagem ao St. Patrick's Day! :D (viu como só você é alienado por não saber? u_u)

Em cidades norte-americanas com grande população irlandesa, o dia de São Patrício é muito importante. Grandes e pequenas cidades o comemoram com desfiles, "desfiles verdes", músicas, comidas e bebidas irlandesas e atividades para crianças, como artes, pinturas e jogos. Algumas comunidades chegam até a tingir rios ou córregos de verde. D: (tenso)

O St. Patrick's Day é acompanhado de vários símbolos, como você deve ter percebido. Vou explicá-los:
Trevo: o trevo de três folhas faz referência à Santíssima Trindade, já que a comemoração é religiosa.
Cerveja: com o passar do tempo, as conotações religiosas da comemoração do Dia de São Patrício foram ficando cada vez mais distantes, e a data passou a ser uma celebração da amizade e da cultura irlandesa. E falando em festa, amizade e cultura irlandesa, nada mais lógico do que ter muita cerveja!
Duende: o duende, ou melhor, o leprechaun, é uma figura mitológica do folclore da Irlanda. Acabou sendo incorporado à celebração de St. Patrick’s Day ao longo do tempo, já que o dia celebra cada vez mais a cultura irlandesa.

Agora que você já sabe tudo sobre a celebração mais agitada da Irlanda, resta fazer a sua parte: não saia de casa essa noite se não estiver vestido de verde, com um trevo de três folhas e pronto para beber algumas cervejas. O leprechaun… bem, o leprechaun vai depender de quantas forem as cervejas desta noite.
give me some poison, baby!

Um comentário:

Andressa Bruske disse...

muito obrigada por falar do meu blog tbm :D
eu vi no twitter e na tv sobre o St. Patrick's Day mais não sabia muito bem o que era. Agora com a ajuda do Poison Ivy eu sei tudo, ou quase tudo, sobre essa data haha
gostei bastante do post, os temas estão cada vez mais interessantes
beeeijos :*