quinta-feira, 25 de março de 2010

Votar é importante?

- por Nanda


Oi gente! Acho que quase todos os leitores do blog já tem ou vão completar ainda esse ano, 16 anos de idade, certo? A idade em que você é quase independente. Que você já pode optar por votar ou não. E acho que a melhor escolha para quem faz aniversário antes de 31 de outubro (dia da votação) é fazer o título e participar das votações. Nem que seja só pra ver como é.

Minhas últimas aulas de sociologia têm sido sobre partidos políticos, votação, como começou o processo de democracia no Brasil e esse tipo de coisa. Eu nunca gostei tanto de política. Tem tanta coisa interessante que a gente nunca imaginaria, coisas que nunca passariam pela nossa cabeça. O modo como tudo funciona tão perfeitamente (claro que existem alguns deslizes) e às vezes, melhor do que muitos outros países. Por exemplo: você sabia que nos EUA, nas votações, eles marcam um X em um papelzinho e depositam numa urna? E depois pra contar todos os papéis, demoram dias? Aqui no Brasil o sistema é todo automatizado e sai no início da noite o vencedor. E você que achava que os EUA era todo tecnológico! Nunca imaginaria que uma das coisas mais importantes pra um país, que é a escolha do presidente, funcionaria assim, né?

Quem tem 16 anos ainda pode optar por votar ou não. A partir de 18 é obrigatório. Se você ainda não tem seu título porque não sabe como fazer é só ler esse site aqui para ter mais informações. Quando eu fiz o meu foi super simples. Você preenche todos os seus dados, imprime a folha, vai no Fórum da sua cidade e seu título sai na hora. Você só precisa assinar um papel, o título e está prontinho! Não é necessário foto. Só a indentidade quando for ao Fórum. E agora você já é um cidadão completo. Tem RG, CPF, Título de Eleitor. Como meus bebês estão crescendo! KKKKK

A parte mais importante vem quando você precisa escolher em quem vai votar. Não faça o título de bonito, só pra dizer que votou em branco ou nulo porque não acredita em políticos. No fundo, no fundo... bem no fundo mesmo, eles só querem ajudar o nosso país a crescer. E você deveria participar disso também! Então, se fizer 16 anos até 31 de outubro, você tem até maio para fazer seu título. E não se esqueça: quando você faz o título, a votação é obrigatória!

Vote conscientemente.

give me some poison, baby!

Um comentário:

Andressa Bruske disse...

eu ainda não tenho 16 anos, mais gostei bastante do post, é bom sempre estar informada :D
beeeijos :*