quinta-feira, 18 de março de 2010

Sonhos

- por Nanda


Oi gente, tudo bem? Eu durmo todos os dias à tarde. As únicas vezes que eu não durmo é quando eu tenho algo importante pra fazer que me impeça. Raramente eu sonho, porque o sono é meio superficial, mas quando eu sonho, é a única vez que me lembro do sonho inteiro. E às vezes eles são super esquisitos, como o sonho dessa tarde. Enfim, como esse sonho 'marcou', vamos aprender um pouco sobre sonhos com a titia Nanda, porque o Poison Ivy também é cultura.

Para a Ciência, o sonho é uma experiência de imaginação do inconsciente  durante nosso período de sono. Em diversas tradições culturais e religiosas o sonho aparece revestido de poderes premonitórios ou até mesmo de uma expansão da consciência. Os sonhos são formados por um complexo conjunto de fatores que ainda não foram totalmente desvendados, seja por místicos ou por cientistas, mas que sempre farão parte da vida do ser humano. Os sonhos revelam um outro mundo, um outro "eu".

Os sonhos seriam uma demonstração da realidade do inconsciente. Sendo estudados corretamente pode-se descrever e conhecer o momento psicológico do indivíduo. Fazendo uma analogia séria como uma "fotografia" do inconsciente. Por isso, o sonho sempre demonstra aspectos da vida emocional. Os sonhos têm uma linguagem própria. Para Freud, o conteúdo visível do sonho é a história que se desenrola, mas o que mais interessa é o que está por trás da história, os impulsos inconscientes que a originaram.

Em geral, tudo parece estranho num sonho, onde muitas vezes somos espectadores, como que vendo um filme, e em outras vezes somos os protagonistas de histórias surreais, onde tudo é possível e desejos inconscientes podem vir à tona. O sonho funciona assim, como um mediador de forças entre o consciente e o inconsciente, fazendo com que situações agradáveis possam ser mantidas e prolongadas durante o sonho, e que situações ameaçadoras possam ser interrompidas.

Para interpretação dos sonhos, você precisa perceber o 'foco' de cada sonho que significará alguma coisa diferente toda vez.


O sonho nos dá aquilo que a realidade nos nega.

give me some poison, baby!

4 comentários:

Anônimo disse...

Legal nanda, apesar de vc ser loser eu adorei teu post sobre sonhos. Sempre adorei a explicação dos sonhos, e é claro que tem várias. Sabia que os Herméticos, assim como os Teosofistas (doutrina a qual eu pertenço) dizem que nos sonhos, quando a pessoa não lembra de nada, ela é uma pessoa não-desenvolvida, quando lembra, é uma pessoa normal, e quando controla, uma pessoa evoluida. Infelizmente sou normal...mas espero em breve conseguir controlar! hahaha. Beijos,saudades!!!

Andressa Bruske disse...

bem legal o post, eu ultimamente estou sonhando coisas sem noção haha, tudo misturadas, nem tem como explicar. Na hora que eu acordo sempre me lembro, mais depois, no fim do dia já esqueci metade do sonho :/ às vezes é bom esquecer porque podia ter sido um pesadelo, mais às vezes é tão bom sempre se lembrar dos sonhos *-*
beeeijos :*

Fernanda disse...

Marceeeelo *-* apesar de vc ter me chamado de loser, eu ainda te amo, tá? e eu sou uma pessoa evoluída, pq eu consigo controlar meus sonhos *-* saudades de vc tbm!
Andressa, brigada querida *-* e eu tbm concordo com vc! é melhor esquecer o mais rápido possível qndo é pesadelo!

Rafael disse...

Quem é Marcelo?
Nossa... doutrina, hermeticos, teosofistas...
o.O
Aristotelis renasceu?
que vocabulario de filosofo... da medo, de verdade
AQUI EM CASA TEM UNS PRATOS IGUAIS AQUELE DA FOTO DOS SONHOS (de comer)
hsuahsauhsuahusahushaushah