sábado, 17 de julho de 2010

Opinião

- por Nanda


Uma coisa que todo mundo diz é que opinião é igual a... bem, você sabe. E cada um tem a sua. O problema é que existem certas pessoas que não conseguem respeitar tal coisa. Discriminam a opinião alheia e acham o caos quando dizem que estão errados por isso.

No mundo em que vivemos hoje, pouca coisa podemos chamar de 'nossa'. Veja bem: se você gosta tanto de uma música a ponto de chamá-la de sua, existe sim uma outra pessoa, nem que ela viva do outro lado do mundo, que tenha a mesma música como dela. Então precisamos valorizar o que ainda possuímos porque serão as coisas mais importantes num futuro não muito distante. E a opinião é uma dessas coisas. Mas do que adianta valorizarmos e nos sentir orgulhosos de uma coisa só nossa quando ninguém respeita?
 
Se você não concorda com a opinião de alguém, não precisa jogar um tijolo na cabeça da pessoa. Diga que não concorda e pronto. Qual é, ninguém vai jogar um tijolo na sua cabeça por discordar. Ou vai, né, sei lá. O importante é que você se expresse, diga o que sente e o que pensa sobre o assunto.
 
 
Muitas pessoas relacionam a opinião com assuntos mundiais importantes. Como a globalização, guerra pelo petróleo, o pré-sal, o novo presidente da república... Opinião não engloba só esse tipo de coisa. Pensa bem, quantas vezes no dia você dá sua opinião? Quando você vai pedir uma pizza em casa e escolhe o sabor, quando vai em alguma loja e escolhe uma roupa ou um sapato. Em uma situação de crise das suas amigas, quando você discorda que aquele cara é gatinho (vai dizer que isso não acontece com frequencia?) e até mesmo quando você tem uma paixão platônica por alguém ou alguma coisa e seus amigos não aceitam.

Enfim, numa conclusão um tanto manjada, o que eu quero mesmo dizer é que se você não respeitar a opinião dos outros, ninguém vai respeitar a sua. E às vezes, mesmo se o respeito vier de você, nem sempre as outras pessoas vão aceitar sua ideia. E aí a única coisa que você pode fazer é sorrir (sorriso de joaninha gente!) e sair de perto, porque essa pessoa, com toda a certeza, não merece um segundo de conversa com você.


give me some poison, baby!

Nenhum comentário: