segunda-feira, 5 de julho de 2010

Sobre não entender piadas

- por Nanda

Já começaram as inscrições pro Enem e ano que vem, para mim, é ano de vestibular. Ter metas do tipo entrar numa universidade federal não é tão fácil de superar. O curso que eu pretendo não é difícil e, acho, que não tem muitos concorrentes. Mas estudar é sempre o meio mais fácil de se chegar em qualquer lugar, certo? Meu colégio atual foca muito em vestibular e numa prova que existe na região chamada Processo Seletivo Seriado (PSS) que você faz em todos os anos do Ensino Médio e tem vaga garantida na universidade estadual dependendo do curso e da soma de notas, o que te livra de todo estresse do vestibular. Todos os professores falam e repetem sobre interpretar textos e questões, porque, afinal, se você não o fizer, vai ser meio difícil de resolver até questões de física e matemática, que nada tem a ver com letras e textos (ou é o que você pensa). E aí vem a parte de não entender, de não conseguir interpretar.

Digamos que você esteja numa rodinha de conversa com seus amigos e alguém solta aquela piadinha de trocadilho. Aí todo mundo rindo pra caramba e você lá, com a maior cara de bobo, fingindo que entendeu. Agora pense comigo: se você não consegue entender uma simples piadinha numa roda de conversa, como vai interpretar um texto, uma questão no vestibular? Desculpe-me a sinceridade (#PCSiqueirafeelings) mas você vai se ferrar muito na vida se não entender essas piadinhas.

Outra coisa que todos os professores dizem (e acredito que não são só os meus) é que você ter um conhecimento abrangente sobre qualquer coisa, vai conseguir interpretar até placa de carro. E isso, com toda a certeza, é verdade. Imagine-se assistindo Os Simpsons e o Homer, no auge da sua estupidez, faz referência à algum acontecimento recente dos Estados Unidos como a eleição do presidente Barack Obama (ok, não tão recente assim, mas já aconteceu em um episódio). Como você vai rir de uma coisa tão engraçada e estúpida como Os Simpsons se nem sabe qual era a frase de campanha do primeiro presidente negro do país que manda no mundo? O que, aliás, deveria estar tatuado na sua mente, já que suas roupitchas e seus tênis coloridinhos da Nike são todos desenhados lá. E, indiretamente, é pra eles que você está pagando.

Então, se você acha que ler é pra gente que não tem o que fazer, quando essas pessoas tirarem sua vaga no seu tão sonhado curso, talvez você repense e comece e ler Iracema para o vestibular do próximo ano. E também a rir (de verdade) das piadas com trocadilhos.

A propósito, a frase da campanha do Barack Obama é 'Yes, we can!', tá?


give me some poison, baby!

Nenhum comentário: