domingo, 4 de julho de 2010

Persistência

- por Fer

Quando você tem um objetivo, um sonho a ser seguido, ou até a promessa do post retrasado a ser cumprida, é muito difícil chegar ao fim de uma forma sossegada e tranquila. Parece que quanto mais você quer alguma coisa meio doida, mais surgem pessoas te desanimando, dizendo que não tem mais solução, e que não dará certo. Esse é o tipo de coisa que ninguém quer ouvir...

Mas se você está realmente disposto a enfrentar tudo para alcançar seus objetivos, uma coisa fundamental para isso é a persistência.

Persistência (per.sis.tên.cia): sf  1- Ato de persistir; constância, firmeza, perseverança. 

Para exemplificar, vou contar-lhes um fato que presenciei ontem de manhã:
Eu estava saindo de casa, de carro com a minha mãe, à 8 e meia da manhã. Tivemos que parar numa casa para minha mãe entregar um pacote, ela saiu do carro e eu fiquei ali dentro, olhando a rua. Então, do outro lado da rua, aparece um cachorro, aparentemente faminto e que, garanto eu, a coisa que ele mais queria era uma lar que lhe desse carinho e proteção. O incomum era que esse cachorro provavelmente tinha sofrido algum acidente, pois ele não conseguia movimentar direito as suas duas patas traseiras. Simplificando, ele era manco, e para andar, ele levava o triplo do tempo de um cachorro em perfeitas condições físicas. 

Esse cachorro chegou ao cruzamento de duas ruas, e pretendia atravessá-las. Sabendo de suas limitações, ele esperou passar o primeiro carro, e esperou mais um bom tempo até que um carro que estava longe pudesse passar também. Foi somente quando a rua ficou totalmente deserta que ele foi atrás do seu objetivo: atravessar a rua. Você pode pensar que atravessar uma rua é a coisa mais comum, e você poderia fazer isso virando estrelinhas em 2 segundos. Para esse cachorro, não. Ele levou alguns minutos para conseguir isso. Dava dois passos, parava. Mais dois, parava. E assim ele foi, até que conseguiu chegar ao outro lado, apenas para poder se deitar na grama verdinha que tinha na frente de um terreno alheio e ali descansar um pouco, tranquilo.

Tudo isso apenas para se deitar numa grama? Exatamente. Para quem não tem um lar fixo, essa grama era o lugar que lhe aparentava mais proteção e conforto. Era mais um de seus lares para passar aquela manhã, sem ser incomodado.

Outro bom exemplo é aquele esquilo da Era do Gelo. Você viu o quanto ele luta, nos 3 filmes, para conseguir pegar a última noz do mundo? Como? Persistência e determinação.

Isso significa que, para alcançar seu objetivo, seja ele grande ou pequeno, você não deve medir esforços mas sim dar o melhor de si. Nada disso seria possível sem a persistência, sem a perseverança, sem aquilo que te desse motivação para realizar determinado feito.

"Faço o melhor dentro da minha capacidade - o melhor que posso. E pretendo fazê-lo até o fim."
Abraham Lincoln


give me some poison, baby!

Nenhum comentário: