domingo, 18 de julho de 2010

Vendendo Sonhos

- por Fer

Ao contrário do que vocês possam pensar, eu não vim falar do meu mais novo empreendimento financeiro, de vender sonhos de goiabada na padaria da esquina. Mas se perguntarem, falem que vocês ainda não sabem de nada. Não quero intriga com a oposição, ou melhor, com a concorrência... Mas chega! Agora o assunto é mais sério.

Lembram o meu último post, onde eu falei que férias também era sinônimo de tédio? Então. Eu tenho uma solução incrível para matar o tédio, e por mais que alguns ignorantes não se disponham à sequer pegar num livro, a leitura é essa ótima solução! Pra você ter uma noção, só nessa primeira semana de férias já li dois livros. Pois é. Acho que vício define bem essa situação. Enfim...

Como meu dinheiro não dá na árvore, e como eu ainda faço parte desses adolescentes que dependem da mesada que os pais dão, por mais que eu adore livros e tenha uma determinada ganância em comprar mais e mais, como jovem, eu também tenho outros destinos à dar para o meu queridinho dinheiro. Então, não posso chegar numa livraria e comprar todos os livros que me derem vontade. Até porque, seria falência na certa. E como eu já tinha comprado um livro (A Breve Segunda Vida de Bree Tanner) e já tinha devorado ele em um dia, mais exatamente na segunda-feira passada, terça-feira eu já estava sem nada para ler. Triste, não é?

Foi então que, procurando algum livro novo pela casa, encontrei um que minha mãe tinha comprado nas férias, o qual ela desistiu de ler na página 108 (eu sei disso porque ele ainda está marcado aqui, com uma propaganda de uma corretora de imóveis do litoral) dizendo que "Não é uma história que te prenda... É sem graça." Fiquei meio desinteressada para ler, mas tempos desesperados pedem medidas desesperadas. Na terça-feira à noite, comecei a ler o dito livro. E esse post é, além de dar uma dica de livros para vocês, para mostrar que minha mãe estava enganada.

"Tá bom, tá bom. Mas que livro é esse?" Bom, o livro se chama O Vendedor de Sonhos - e A Revolução dos Anônimos, escrito por Augusto Cury. Vocês com certeza já devem ter ouvido falar d'O Vendedor de Sonhos, é um best-seller com mais de 10 milhões de vendas. E esse que eu li (a revolução dos anônimos) é o volume dois. "Mas por quê você não leu o volume um primeiro?" Porque na capa diz que "Os livros da saga O Vendedor de Sonhos não precisam ser lidos em sequência."

Comecei a ler o volume dois. Terminei hoje. E agora lhes digo: leiam o volume um primeiro. Não que interfira diretamente na história, você consegue entender tudo direitinho, mas porquê eu li, gostei, e já me obriguei a comprar o volume um para saber a história completa. Então, ao contrário de mim, sigam a sequência correta! Mais fácil, uh?

"Psicótico? Sábio? Impostor? Pensador? Depois de perdas irreparáveis, depois que seu mundo desmorona, esse homem procura reunir seus fragmentos e reconstruir sua vida vendendo sonhos. O Vendedor de Sonhos ou Mestre se torna um "profeta da filosofia". Seus discursos são cortantes como lâminas; sua ideias, arrebatadoras. O romance (não considerei um romance) O Vendedor de Sonhos e A Revolução dos Anônimos mostra como a trajetória de cada ser humano é admiravelmente complexa, escrita com lágrimas e júbilo, tranquilidade e ansiedade, sanidade e loucura. Seus discípulos são baderneiros e revolucionários que transformam drama em comédia e colocam grandes ideias num circo social."

Parece até descrição daqueles livros chatos de auto-ajuda, mas não é. Esse livro te faz rir um bocado, meu amigo. E te faz refletir muito (vale ressaltar também que é uma leitura bem rica no vocabulário).

Simplificando: trata-se de um andarilho, um maltrapilho, que vaga sem rumo pelas ruas discursando sobre a vida e sua singularidade. Muita gente julga o Mestre, acha que ele é doido e que deve ser preso. Outros, passam a segui-lo em busca da "paz" psíquica, e adquirem o pensamento crítico. São loucos assumidos, mas que são mais lúcidos do que as pessoas que se julgam normais e adoecem na sociedade atual. Primeiramente você até pensa nessas pessoas como loucas, mas depois, garanto que seu julgamento sobre elas mudará da água pro vinho. Sem falar que as ideias desses "loucos" te fazem refletir muito mais do que palavras sábias que você encontra avulsas por aí.

O post está ficando grande, e eu poderia desenvolver muito mais ainda, mas vou me encurtar. Olhem, caros amigos, essa dica de leitura é das boas. E melhor ainda, os preços estão lá embaixo! O volume 1 você pode encontrar por R$14,80, e o volume 2 por R$16,60.

Ah! E lembrando que tudo indica o surgimento de um volume 3!


“Quem não se deslumbra com o fenômeno da existência será como uma criança que vive no teatro do tempo sem ter consciência mínima da vida.”

"Ninguém é digno de seus traseiros se não assumir seus flatos."

 De um extremo à outro, o livro é fantástico! Qué passa, hombre?!

give me some poison, baby!

Um comentário:

tay disse...

Fer os livros do Augusto Cury são ótimos,e os preços desse sq vc indicou já vi até de 9,90 no Submarino!! Muito bom msm!Parabéns...