quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Clichês de ano novo

- por Fer
Ano novo, vida nova! Existe frase mais clichê do que esta? Sempre quando chegamos nos últimos dias de dezembro, as pessoas resolvem fazer um apanhado geral do seu ano e chegam à conclusão de que ele não foi bom o bastante. Partindo disso, dizem que no próximo ano tudo vai ser melhor, como se o fato de um ano acabar fosse determinante para mudar a vida de uma pessoa. Desculpem-me se eu irei acabar com os seus sonhos, mas um ano novo não interfere em nada.

Um bom exemplo disso é aquela lista enorme de promessas de ano novo que você fez em 2009. Eu duvido que você tenha cumprido metade das coisas que escreveu ali, se é que você se lembra de alguma coisa que prometeu. O fato é que o tempo passa, e aqueles objetivos de cuidar mais disso, não fazer mais aquilo, ficam em segundo (senão terceiro) plano na correria do dia-a-dia e você simplesmente acaba se esquecendo deles.

Se o ano passa, os dias também passam. Então por que as pessoas pensam em melhorar as suas vidas apenas quando o ano muda? Desde quando é necessário um reveillón para que a sua vida se ajeite? Se você resolver que vai emagrecer, que vai ser mais feliz, que vai parar de se iludir com aquele cara, não importa se é o primeiro ou o centésimo dia do ano. Só se muda algo na sua vida a partir do momento que você quer e faz por onde. Traduzindo em miudos: só irá acontecer uma mudança quando você decidir que fará o que for preciso para que ela se realize. Dizer que vai economizar para comprar um carro e acabar gastanto mil reais em cada vez que vai ao supermercado não adianta nada! Não há Iemanjá nem reza brava que traga o seu dinheiro de volta.

Ter boas vibraçoões, desejar que o ano seja bom, isso faz parte de todo aquele ritual do dia 31 de dezembro. Mas essa história de "Esse ano eu vou viver a vida (a Globo mandou lembranças!), vou ser mais feliz!"... Por que esperar até o próximo ano? Pare de fazer metas para o futuro e vá ser feliz agora!

give me some poison, baby!

Um comentário:

Rafael disse...

Acho que as pessoas só param pra pensar que o ano foi uma merda em Dezembro. Por isso essas idérias vêm no final do ano. Durante o ano, nós estamos tão preocupados com tudo que tem pra fazer com escola, trabalho... e quando temos tempo livre, a internet ocupa tudo. Mal da tempo de decidir o que fazer da vida.

Pra mim, as férias são pra sair com os amigos e tal, mas também pra pensar no que tem que ser mudado.
Um tempo sem fazer nada ajuda a pensar nas coisas desse tipo.

Realmente é muito clichê esperar que tudo dê certo no ano novo como num passe de mágica. E, como você disse, quem tem que mudar as coisas é você, não a vontade do cosmo ou das forças naturais.

Gosto de acreditar que 2011 vai ter bons momentos... que coisas novas e boas podem rolar. Pelo menos eu acredito nisso.

O segredo é dar o melhor de si e FAZER o ano ser bom.

Feliz ano novo pra todo mundo (e pra vocês duas, principalmente)