quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Uma análise neurótica de Harry Potter

- por Fer

É uma vergonha, eu sei. Na verdade, é uma grande vergonha eu ter assistido Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 1 somente 19 dias após a estréia. Você sabe o que é fazer uma fã esperar por mais 19 dias por um filme que ela já estava fazendo a contagem regressiva há meses? Por isso que eu lhes digo que a vida é injusta, meus caros companheiros de blog...

Como era de se esperar, a minha reação antes de entrar no cinema era algo do tipo... OMFG, VOU ASSISTIR HARRY POTTER. E ao sair do cinema minha reação era algo do tipo... Hmm, assisti Harry Potter. Por quê? Explicarei-vos.

Não estou aqui para julgar a produção do filme ou a atuação dos atores, até porque, nesse sentido o filme estava ótimo, maravilhoso! Foi uma pena não ter sido em 3D... Mas quanto à história, assim como nos outros filmes, deixou a desejar. Sabe quando você assiste uma cena e de repente já vai para outra e você fica pensando "Ei, espera aí... Tem alguma coisa faltando." E quanta coisa faltando, hein? Eu também sei que ele não podem ser totalmente fiéis aos livros por causa de limite de tempo, impossibilidade para gravar certas cenas e etc... Mas poxa, como fã, é claro que eu esperava mais... A gente sempre espera mais... Enfim, por mais que eu tenha ficado um pouco desanimadinha, eu gostei do resultado final do filme. Afinal, é Harry Potter, e você simplesmente não tem como não gostar.

É claro que depois eu parei para pensar em tudo o que eu vi e o que eu não vi, e compartilharei certas coisinhas aqui para aqueles que não perceberam tanto assim como eu. Que tal assim: Faltou para o que não estava no filme, Errado para o que não estava de acordo e Esclarecendo para o que não ficou tão claro assim.

1. Quando Snape chega na casa dos Malfoy para aquela "reuniãozinha" com o Lord das Trevas, ele não chega sozinho, mas sim acompanhado de Yaxley (o comensal que discute com ele sobre a data da 'fuga' do Harry). Errado E antes de eles entrarem, eles se deparam com Lúcio Malfoy em forma de um pavão alvíssimo caminhando por cima do muro. Faltou


2. Na hora em que o Voldemort pede uma varinha emprestada e pega a de Lúcio, este fica esperando pela varinha do Lord em troca, e é zombado por isso. Faltou

3. Aquele pedaço de espelho que o Harry tanto segurou era, para quem não lembra, um espelho encantado que ele ganhou do seu padrinho Sirius Black. Esclarecendo

4. Quanto à parte da saída do Harry da Rua dos Alfeneiros: Seus tios só saem da casa depois de uma discussão com alguns aurores Faltou É Harry quem arranca os seus fios de cabelo para a poção polissuco, e não a Hermione Errado Durante a parte do vôo, Harry carrega a Edwiges dentro de sua gaiola junto na moto do Hagrid, e ela morre quando eles se desiquilibram, a gaiola cai e só então ela é atingida pelo Avada Kedavra. Errado No filme, ela estava voando livre e solta desde a Rua dos Alfeneiros.


5. Ainda na fuga, Hagrid e Harry não deveriam ir direto para a Toca. Para confundir os Comensais, eles iriam primeiro para a casa dos pais da Tonks, onde eles recebem cuidados médicos e se recuperam para então irem à Toca. Faltou

Uma observação: infelizmente eu só pude assistir ao filme dublado, ou seja, perdi todo o sotaque francês da Fleur e ainda tive que aguentar aquelas vozes enjoadas dos dubladores do Voldemort e do Dobby.

6. Onde estavam os preparativos/arrumação para o casamento? A parte em que Rony mostra o seu "plano" de deixar o seu vampiro de estimação no seu lugar para quando eles decidirem fugir? Faltou

7. Lembram que no filme, logo após eles terem fugido, Rony e Hermione comentaram que eles não tinham comemorado o aniversário do Harry (que era no mesmo dia do casamento do Gui e da Fleur)? Errado Eles comemoraram. Tanto que Harry ganhou de presente do Rony o livro "Doze maneiras infalíveis de encantar bruxas", da Sra. Weasley um relógio e da Hermione um novo bisbilhoscópio. E ainda teve direito à um bolo de aniversário em forma de pomo de ouro. Faltou

8. É o Rony quem interrompe o beijo de Harry e Gina, e aliás, o que foi aquela coisa de pedir para fechar o vestido? Errado Roteiristas safadinhos.

9. Quando vai pegar a espada de Gryffindor, Harry cai num poço e não num lago. Errado

10. Durante o enterro do Dobby (entenda-se como a parte mais triste do filme - ainda bem que meu rímel é à prova d'água), tinha mais gente junto além do Harry + Rony + Hermione. E os "discursos" de despedida, principalmente o da Luna, foram tão emocionantes no livro! Eu realmente senti a falta disso no filme. Faltou


11. Faltaram muitas conversas entre vários personagens que esclareciam muitas coisas. Acho que um pouco da "complexibilidade" das Relíquias da Morte ficou perdida por causa disso...

Um tanto neurótica, né? Mas afinal, do que é composta uma história senão de pequenos detalhes?


give me some poison, baby!

2 comentários:

Rafael disse...

Pensei exatamente a mesma coisa quando saí do cinema! (e no filme anterior também)
Faltou ação, drama e detalhes.
Os livros são cheios de detalhes e o filme não pode ter tudo, então fica tudo atropelado demais.
Os primeiros livros eram mais curtos, então parece que dava pra explicar mais.

Mas acho que um filme nunca supera um livro. E espero que a segunda parte faça toda essas horas sem sal valerem a pena.

José Gobbo disse...

nem um pouco neurotica...

aposto que qualquer um que tenha lido o livro pensou exatamente a mesma coisa...

tiveram varias outras omições importantes, o harry n tirou o olho do Olho Tonto da porta da Umbridge, alem daquele Runcorn andando como se tivesse com dor de barriga ter sido ridiculo, eu queria ter visto o quarto da luna, eles n fizeram copia do medalhão pra Umbridge n perceber o roubo... entre outros...